PUBLICIDADE

Quais as alternativas quando a mãe não pode amamentar

Banco de leite e fórmulas infantis são as opções para bebês não amamentados

Amamentar é a forma ideal de nutrir o bebê, e, quando dá certo, é uma experiência prazerosa e gratificante que fortalece o vínculo entre a mãe e seu filho. Além de alimentar, imunizar e proteger a criança contra diversas doenças, a amamentação também traz benefícios à longo prazo tanto para a mãe como para o pequeno.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O ideal é que o leite materno seja a única fonte de alimentação para uma criança até os seis meses. Mas algumas mulheres precisam se ausentar de casa por motivo de trabalho ou estudo, ou estão com o seu filho internado, e a amamentação pode acabar sendo interrompida. Quando a alimentação com leite materno for contraindicada ou interrompida por algum motivo, o pediatra poderá indicar o Banco de Leite Humano ou prescrever uma fórmula infantil.

Bancos de leite

Algumas mulheres produzem um volume de leite além das necessidades nutricionais de seu bebê, e doam o leite excedente para o Banco de Leite Humano (BLH). Essa é uma iniciativa pública e governamental, vinculada a um hospital maternidade e/ou infantil, responsável pela promoção do aleitamento materno e execução das atividades de coleta, processamento e controle de qualidade de colostro, leite de transição e leite humano maduro, para posterior distribuição. É um estabelecimento sem fins lucrativos, sendo vedada a compra e venda na aquisição e distribuição do leite humano.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A indicação do uso de BLH será feita pelo médico, para situações em que há risco de desnutrição como, por exemplo, em casos de prematuros de baixo peso que não sugam, recém-nascidos infectados e portadores de deficiências imunológicas. Com a prescrição em mãos, a mãe deve se dirigir ao BLH mais próximo de sua região. Para encontrar uma unidade acessar o site do Banco de Leite Humano.

Fórmulas infantis em pó

Para decidir qual fórmula infantil será prescrita, o profissional capacitado realizará uma avaliação considerando diversos fatores, entre eles a idade, o desenvolvimento, o crescimento, as necessidades nutricionais e o estado de saúde geral da criança. O custo também deve ser levado em conta, pois dependendo do tipo de fórmula, o preço pode ser até cinco vezes maior.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

As fórmulas infantis são na sua maioria à base de leite de vaca e, para que sua composição se assemelhe ao leite materno, ele é modificado para adequar a quantidade e tipo de carboidratos, proteínas e gorduras. Diversas substâncias como vitaminas, minerais, gorduras e probióticos são acrescentadas as fórmulas infantis para tentar reproduzir o leite humano artificialmente.