PUBLICIDADE

Testes de ovulação de farmácia funcionam mesmo?

Entenda como esses testes conseguem detectar a ovulação da mulher e se vale a pena confiar neles

Os testes de ovulação adquiridos em farmácia também detectam o nível de fertilidade, porém não conseguem medir com exatidão o quão uma mulher está fértil. Afinal, eles não podem confirmar se a paciente liberou um óvulo, se o mesmo é saudável ou se todas as outras partes essenciais do processo reprodutivo estão funcionando corretamente. Estes testes conseguem apenas identificar um disparo hormonal.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Para entender sua funcionalidade, é importante ressaltar que a mulher consegue engravidar em alguns dias específicos de seu ciclo, quando ocorre a ovulação, ou seja, um óvulo é liberado dos ovários podendo ser fecundado pelo espermatozoide - isso ocorre durante o período fértil. Essa ovulação é totalmente controlada por hormônios, como o luteinizante (LH) que pode ser detectado na urina, por meio de testes de farmácia, afinal os níveis aumentam em média cerca de 24 a 36 horas antes da ovulação, chamado de "onda LH".

Ter um ciclo menstrual regular ajuda muito a identificar os períodos mais férteis e programar as relações sexuais com o intuito de engravidar. Quem tem um ciclo desregulado pode fazer um cálculo aproximado dos últimos ciclos para identificar a média de dias do ciclo menstrual. Também vale usá-lo em todo o período, ajudando a estimar de forma mais precisa o período da ovulação, a partir das alterações dos níveis hormonais.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Geralmente os kits reagentes contêm cinco tiras usadas para fazer o teste em cinco dias consecutivos, sendo que não podem ser posteriormente reaproveitadas. Essa urina tem de ser recolhida sempre no mesmo horário, de preferência no início da manhã, antes que se beba muita água para não tornar a urina muito diluída. Também é importante recolher essa urina em um recipiente limpo e seco. Os kits têm uma fita reativa que deve ser mergulhada na urina, até a marca indicada, por até três minutos para depois observar o resultado.

Se formar uma linha colorida na posição "teste", o resultado é positivo, se não desenvolver nenhuma coloração, é negativo. Em caso positivo, a ovulação costuma ocorrer em até 48 horas. É fundamental alertar que estresse e picos emocionais podem alterar a ovulação, podendo alterar o dia em que foi detectada. Os testes oferecem um nível de segurança de aproximadamente 98%, mas não podem ser usados como um método anticoncepcional e nem é garantia de que a gravidez vai ocorrer, pois além da falta de ovulação, outros fatores podem determinar a infertilidade. É extremamente raro que uma mulher de menstrua regularmente não ovule no meio do ciclo menstrual. Assim, mais importante do que detectar a ovulação é a avaliação e acompanhamento do ginecologista.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)