PUBLICIDADE

Como introduzir novos alimentos na dieta da criança

Confira boas dicas para que a criança coma frutas e vegetais

A alimentação é um dos grandes desafios da educação infantil. Alimentar uma criança exige muita paciente, calma, determinação, carinho e principalmente sabedoria.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Comer de forma saudável e apreciar alimentos de sabor natural, é um aprendizado que deve ter início aos 6 meses de vida com a introdução dos alimentos complementares a amamentação. A partir dos 6 meses até 3 anos de idade é a melhor fase para ensinar seu filho a ter o hábito de experimentar novos sabores. Aos 2 anos, as crianças começam a fazer mais coisas sem ajuda, a escolher o que comer e passam a rejeitar os alimentos para treinar sua recém-conquistada independência. Em geral, o que a criança come até os quatro anos idade é o padrão que permanecerá até a vida adulta. A partir dessa idade, a criança come novos alimentos, mas com pequena variação em relação ao que aprendeu e ao paladar que desenvolveu nos primeiros quatro anos de vida.

Alimentos industrializados

Os produtos alimentícios são altamente palatáveis não apenas para as crianças, mas também para os adultos. São ricos em sal e açúcar para torná-los mais duráveis, crocantes, saborosos e atraentes. Quanto mais precoce a introdução de alimentos industrializados, mais difícil será o sucesso de uma alimentação saudável. Não adianta proibir o consumo de algo que a criança já conhece e gosta. O melhor é deixar os alimentos industrializados para após os 2 anos de idade e o consumo deve ser esporádico, reservado para situações como festas infantis e viagens para outras cidades.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Influência dos pais

Ao contrário do que se pensa, não são as crianças e colegas de escola, mas sim os pais a principal influência nas escolhas alimentares de seus filhos. São os pais que compram e oferecem comida para as crianças e são neles que as crianças aprendem um modelo de vida e comportamento. É por esse motivo que as crianças que consomem frutas e verduras, geralmente, são filhas de pais que apreciam e consomem esses alimentos. Será uma perda de tempo exigir que seu filho coma verdura, se tanto você como seu marido ou esposa não consomem verduras diariamente.

Resistência a novos alimentos

Toda criança nasce com o instinto para rejeitar alimentos mais amargos para evitar ingestão acidental de frutas venenosas. Além disso, crianças pequenas adoram a rotina e familiaridade e precisam ver um mesmo alimento diversas vezes antes de experimentar.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Mas o que se observa atualmente são crianças, com apenas 2 ou 3 anos de idade com paladar industrializado, aceitam apenas alimentos muito salgados ou muito doces. Não apreciam o sabores amargo, azedo e umami e rejeitam alimentos com pouco sal e com sabor adocicado suave. Também apresentam dificuldade com texturas diferentes, principalmente com alimentos não homogêneos e que apresentam mais de uma textura como por exemplo a ameixa que é sólida e suculenta, amêndoas que são muito duras e a viscosidade de algas marinhas. Segundo a SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), as criança precisam ser expostas a um novo alimento de oito a 10 vezes para que o aceitem bem.

Como introduzir novos alimentos

Geralmente os pais utilizam estratégias inadequadas. Forçar, ameaçar, punir, chantagear, fazer comparações e competição entre as crianças, ou seja, transformar a hora da refeição na "hora do espanto" são estratégias fadadas ao fracasso.

A melhor estratégia é trazer a criança para dentro do processo de compra e preparo do alimento. Sempre em ambiente harmonioso, tranquilo e de muito carinho para que a criança tenha uma boa experiência com o novo alimento e guarde boas lembranças para a próxima vez que for exposta ao mesmo.

Dicas para a criança experimentar novas frutas e verduras