PUBLICIDADE

Como inserir o fio dental na rotina da criança?

Dar o exemplo e explicar importância da limpeza diária é fundamental

Para uma adequada e completa higiene bucal das crianças, é muito importante uma boa escovação e o uso de fio dental. A remoção do biofilme (placa bacteriana) dental por meios mecânicos, com a escovação associada a cremes dentais e o uso regular do fio dental, são os métodos mais efetivos na prevenção da doença cárie e doenças gengivais.

Assim que os dentes da criança começarem a nascer, recomenda-se inserir na rotina o uso do fio dental, devendo ser utilizado para limpeza dos espaços interdentais, onde os dentes vizinhos se contatam e retêm biofilme e restos alimentares, regiões onde só a escovação não é suficiente para a limpeza. A ideia é que com isso a criança veja a limpeza dos dentes como uma coisa natural, assim como tomar banho ou se alimentar.

Apesar de as crianças serem capazes de aprender a usar o fio dental bem pequenas, antes dos seis anos de idade, as crianças menores de 8 anos não são capazes de usar o fio dental corretamente, por falta de habilidade e destreza manual, devendo seu uso nesta fase ser realizado pelos pais ou cuidadores pelo menos uma vez ao dia. Mesmo nas idades de 9 a 12 anos uma supervisão se faz necessária.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Para passar o fio dental corretamente, basta o pai ou mãe segurá-lo entre o polegar e o indicador das duas mãos e deslizá-lo levemente para cima e para baixo removendo a placa entre os dentes da criança, abraçando o dente, com o fio formando um "C". O fio nunca deve ser forçado contra a gengiva, pois pode cortar ou machucar o frágil tecido gengival.

Incluindo na rotina

Entende-se que os pais normalmente sentem uma dificuldade para a introdução desde hábito, que requer paciência, insistência e boa vontade. Vale ressaltar que o exemplo dos pais e dos parentes próximos também é fundamental, já que a criança acaba sendo motivada ao vê-los usando o fio dental. Isso também permite o treino da coordenação motora, e consequentemente, elas aprendem e conseguem passar corretamente o fio dental.

Seis dicas para que o hábito do uso do fio dental seja mais fácil e prazeroso:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

É importante que os pais entendam a importância do uso do fio dental, pois ele é o único que evita o aparecimento de cáries interproximais, que são lesões de difícil diagnóstico, uma vez que ficam ?escondidas? entre os dentes e acabam causando grandes estragos. As crianças que desenvolvem cáries interproximais precisam de tratamentos odontológicos mais complexos que podem ser restauradores, e podem chegar a necessitar de manutenção ou recuperação de espaço, e quando extensas, podem incluir coroas de aço, tratamento endodôntico, e até a indicação de extrações dentárias.

Estabelecer hábitos saudáveis logo cedo é muito importante para boas práticas dentais e saúde geral das crianças. Leve seu filho ao dentista para motivá-lo e para que possa ter uma correta orientação sobre saúde bucal e o uso do fio dental.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)