PUBLICIDADE

Acupuntura na gravidez: Pode ou não pode?

Especialidade pode contribuir para amenizar os incômodos da gestação e do pós-parto

Descubra o poder de um sorriso.
Participe da newsletter

Preencha os campos* abaixo.
X

*Ao concluir, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber novidades do Minha Vida e seus parceiros.

Cadastro efetuado com sucesso!

Durante a gestação ocorrem diferentes mudanças no corpo da mulher tanto de ordem emocional quanto física. Para que ela consiga ter uma gestação tranquila e saudável, é necessário o acompanhamento de diferentes profissionais de saúde, como médico obstetra e nutricionista.

No entanto, além destes especialistas a gestante também pode contar com auxílio de um acupunturista. O acompanhamento com acupuntura, com seus respectivos cuidados, pode ser realizado em qualquer trimestre da gestação. Tudo vai depender de cada necessidade apresentada.

O acompanhamento com a acupuntura pode contribuir para amenizar desde os episódios de vômitos e náuseas, - comuns no primeiro trimestre -, até os desconfortos abdominais, edemas inferiores. Por atuar diretamente no sistema nervoso central, a acupuntura auxilia também no tratamento da insônia, nervosismo e até mesmo da depressão

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Quando usada em conjunto com um acompanhamento médico adequado, a acupuntura também possibilita de tratar qualquer patologia gestacional: hipertensão arterial na gestação, diabetes gestacional e até prevenção de parto prematuro.

Porém, como qualquer outro tratamento médico, antes de aplicada é preciso uma avaliação detalhada que deve ser feita pelo médico acupunturista. Durante essa anamnese, também são feitos exames físicos e, caso necessário, exames de imagem ou laboratoriais para complementar o diagnóstico. Tendo estabelecido o diagnóstico das necessidades de saúde, o acupunturista estabelecerá a melhor forma de tratamento.

Normalmente as sessões de Acupuntura durante a gestação são realizadas 1 vez por semana, por cerca de 30 minutos. Mas, em casos específicos as sessões poderão ser realizadas de 2 a até 3 vezes por semana, sem risco ou prejuízo para a gestante e o bebê.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

E é importante ressaltar que todo plano de saúde deve cobrir tratamento médico de acupuntura por ser Especialidade Médica. O SUS também contempla o tratamento por acupuntura em ambulatórios especializados.

Portanto, se você tem interesse, converse com seu obstetra sobre essa possibilidade de tratamento conjunto. Atualmente, cada vez mais está ocorrendo esse entendimento de equipe médica multidisciplinar para tratar da gestante. Nós da Obstetrícia trabalhamos de forma harmônica junto com a acupuntura, a endocrinologia e a cardiologia quando necessário

Por se tratar de uma especialidade médica, somente pode ser realizada por profissionais da medicina, da medicina veterinária e da odontologia - cada um dentro de seu campo de atuação, definidos por lei.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)