Como saber se estou grávida: teste de gravidez e sintomas

Saiba os principais sinais de que você está grávida antes mesmo da menstruação atrasar, e quais exames fazer para confirmar

Descobrir que está grávida é um momento de muita emoção na vida de uma mulher. Os sintomas de gravidez podem se confundir com os da TPM. Por isso, mesmo com o atraso na menstruação, nem sempre é fácil saber se realmente terá um bebê.

Estou grávida? Veja quais os sintomas de gravidez aparecem desde o começo da gestação e os testes de gravidez que você pode fazer para confirmar.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

É possível saber se está grávida identificando os sintomas da gravidez. Os 20 sinais mais comuns são:

Há alguns testes online de gravidez que consistem simplesmente em uma checagem destes sintomas. No entanto, para confirmar que eles são realmente uma gravidez, você deve fazer um exame. Os testes de gravidez mais confiáveis são:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Como saber se estou grávida fazendo teste de farmácia?

Você pode comprar um teste de gravidez na farmácia sem prescrição, custando menos de 20 reais. Ele pode conter um bastão com a fita dentro ou um pote e a fita separada. Se você seguir as instruções corretamente os resultados são muito eficazes. O exame pode ser feito das seguintes maneiras, conforme as instruções do fabricante:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Para ter certeza de qual procedimento é o correto para o teste de gravidez que você comprou, leia com atenção e siga as instruções da bula do produto.

Em todos os casos é necessário aguardar alguns minutos antes de obter os resultados. Eles podem se apresentar como uma linha, uma cor ou um símbolo - por exemplo "+" indicando positivo e "-" indicando negativo para gravidez. Testes digitais podem mostrar a palavra "grávida" ou "não-grávida".

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Os testes de gravidez costumam ter dois resultados:

Como saber se estou grávida fazendo exame de sangue?

O exame de beta HCG de sangue é mais sensível do que o teste de gravidez de farmácia, por isso ele pode detectar a gravidez antes mesmo do atraso menstrual. No entanto, se a mulher está desconfiada de gravidez, mas fez o teste antes da menstruação atrasar, o teste pode não conseguir detectar o beta HCG no organismo e dar falso negativo. Nesses casos, o ideal é repetir o teste mais uma vez, se a menstruação realmente atrasar.

O resultado do exame beta HCG de sangue vem expresso em forma quantitativa, ou seja, com as medidas da concentração do hormônio no sangue. Normalmente os valores são muito variáveis e mudam de mulher para mulher e de laboratório para laboratório, conforme o método de medição que eles usam. Ou seja, duas mulheres com o mesmo tempo de gestação podem fazer o exame no mesmo lugar e terem resultado diferentes. Ou uma mesma mulher pode fazer o teste em dois laboratórios e ter concentrações do hormônio diferentes.

No entanto, na maior parte dos laboratórios, quando o resultado dá acima de 5 UI/L significa que o exame deu positivo e a mulher está grávida. As quantidades do hormônio são mais importantes para avaliação do médico.