PUBLICIDADE

Quando acaba a puberdade?

A puberdade é o conjunto de mudanças biológicas que acontecem na transformação dos corpos infantis em corpos de adultos; veja quando acaba

Muita gente confunde os termos puberdade e adolescência, mas ambos são processos diferentes, que acontecem na passagem da infância para a vida adulta. Adolescência é, por definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), o período da vida que vai dos 10 aos 20 anos incompletos, já no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), são considerados adolescentes os indivíduos que estão com idades entre os 12 aos 18 anos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A puberdade é o conjunto de mudanças biológicas que acontecem na transformação dos corpos infantis em corpos de adultos, o que muitas vezes acontece na adolescência, mas não tem uma idade específica de início ou fim.

O primeiro sinal da puberdade feminina é o aparecimento do broto mamário, que pode ocorrer entre os 8 e os 13 anos de idade. No início nota-se uma nodulação pequena atrás da aréola mamária, muitas vezes unilateral, com o surgimento do broto contralateral pouco tempo depois. Algumas meninas se queixam de dor de fraca intensidade à manipulação e aos traumas na região, que desaparece após alguns meses.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A puberdade masculina é tão intensa quanto a feminina, mas seu início é menos marcante, sendo o primeiro sinal o aumento do volume testicular, que adquire uma medida maior do que 3 cm3, acompanhado pela mudança de coloração da bolsa escrotal, que fica com a pele mais fina e com uma coloração avermelhada. Este é o início de todas as mudanças que acontecerão no corpo do menino, considerando-se normal que ocorra entre os 9 e os 14 anos de idade.

O processo da puberdade dura 4 a 5 anos para ambos os sexos e, após essa largada inicial, diversas mudanças ocorrerão. Nas meninas as mamas vão ganhando forma, os pelos pubianos aparecem e gradativamente ocupam toda a região pubiana, assim como as axilas. A menarca, nome dado à primeira menstruação, acontece 2 anos a 2 anos e meio depois do início da puberdade.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Nos meninos o pênis aumenta de tamanho e os pelos recobrem, pouco a pouco, a região pubiana, seguida pelas axilas e posteriormente a face. Nesse processo acontece a primeira ejaculação. É nessa fase também que acontece, em ambos os sexos, o estirão do crescimento, rápido e acentuado, com duração de 2 anos, aproximando os jovens de sua estatura final. Considera-se a puberdade finalizada quando se atinge a maturidade física e a capacidade de procriação.

O comportamento do adolescente é individual e causado pela somatória de suas experiências da vida, seus relacionamentos com a família e amigos, o ambiente de criação e a hereditariedade, mas, somadas à essas vivências, sofre influência também das oscilações hormonais e mudanças cerebrais que ocorrem nesse período.

Espera-se que os jovens estejam mais maduros do ponto de vista psicossocial ao final da puberdade, no entanto, já se sabe atualmente, que o cérebro humano só completa o seu desenvolvimento em torno dos 25 anos de idade e que, portanto, a maturidade física é atingida alguns anos antes da emocional. Por conta dessa descoberta, discute-se atualmente se a definição de adolescência não deveria ser modificada, incluindo todos os indivíduos de até 25 anos. Por enquanto nada oficial.