PUBLICIDADE

Bebê de 28 semanas: não engatinhar é um sinal de alerta?

Saiba quando o desenvolvimento do bebê é considerado atrasado

Com 28 semanas seu bebê pode estar começando a engatinhar. No entanto, se ele ainda não estiver engatinhando fique tranquilo. De acordo com com a pediatra Ana Fonseca, isso não significa uma falha no desenvolvimento da criança. Algumas crianças simplesmente pulam essa parte e vão direto para o ficar em pé e depois caminhar.

Alguns bebês já conseguem sentar sem ajuda dos pais ou apoio. ?Geralmente entre 7 e 9 meses, quando colocamos a criança em superfície firme e damos algum objeto para que ele segure, a tendência é que fique sentado sem o apoio das mãos para equilibrar?, explica a pediatra.

No entanto, não é uma regra que todos os bebês com 7 meses façam isso. Porém, torna-se um sinal de alerta quando o bebê completa 9 meses e ainda não consegue se sentar sem ajuda ou apoio.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Para os bebês que já estão engatinhando, alguns cuidados em relação ao ambiente são necessários. A recomendação da pediatra é propiciar um ambiente onde a criança tenha liberdade para experimentar seu corpo de modo a adquirir movimentos e autonomia.

O melhor lugar para a criança engatinhar é no chão liso. Caso esteja frio, não use mantas ou cobertores, pois estes deixam o chão instável. A dica da pediatra é investir no EVA, que isola a temperatura, além de ser mais fofo e firme. Fique atento à quina de móveis, pontas e objetos pontiagudos. Busque sempre manter um ambiente seguro para que seu bebê possa se desenvolver.

Mantenha os berços com grades altas, não deixe a criança sozinha ou sob supervisão de outra criança e nem em cima de móveis. Aposte em redes de proteção nas janelas, barreiras nas escadas e proteção nos cantos dos móveis. Durante essa fase é preciso estar atento ao envenenamento. Sendo assim, a criança não deve ter acesso a locais onde ficam guardados remédios ou produtos de limpeza.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Essa é fase que requer bastante atenção dos pais ou cuidadores, pois é o momento em que a criança vai estar mais ativa e mais curiosa. Por isso, os cuidados devem ser redobrados para prevenir acidentes.