PUBLICIDADE

Bebê de 29 semanas: jogando os objetos no chão

Especialista explica o que significa e como lidar com essa nova fase

Nessa idade alguns bebês adquirem um novo hábito, que é o de jogar as coisas ao chão. De acordo com a pediatra Ana Fonseca, esse hábito não quer dizer que o bebê está sendo mal educado.

O bebê começa a jogar as coisas no chão porque está descobrindo que ele tem essa capacidade de pegar um objeto e realizar um movimento, como lançá-lo. Com isso, ele está descobrindo a reação que você ou outros cuidadores têm quando ele faz esse movimento.

Por isso, ele não joga os objetos no chão para afrontar o adulto, mas sim porque ele está descobrindo os efeitos e as causas, o que ele consegue fazer, percebendo que tem controle sobre o corpo e os objetos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

"Essa confusão em relação à desobediência e a confrontar o adulto é uma visão errada no sentido do desenvolvimento comportamental e psicológico do bebê. Ele não faz para afrontar, ele faz porque está descobrindo o mundo, suas capacidades. Esse sentido de desobediência é mais uma interpretação do adulto frente ao comportamento da criança, do que a intenção da criança com seu gesto", explica a pediatra.

Por isso, saber que essas atitudes fazem parte do desenvolvimento da criança permite que os pais tenham mais empatia para o momento que o bebê está vivendo. Pois, a partir do momento que compreendem que o bebê não está fazendo esse tipo de coisa para afrontá-los, eles conseguem ter mais condições para ajudar o filho a se desenvolver, colocando os limites que são necessários.

Aos poucos o bebê começa a perceber o que ele pode e não pode através da constância e repetição do ambiente. "O que dificulta muito nossas crianças a compreenderem isso é quando os responsáveis acabam dando diferentes coordenadas para uma mesma situação. O que ajuda é conversar com os cuidadores e delimitar para aquela criança e ambiente o que vai ser e não permitido", finaliza a especialista.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)