PUBLICIDADE

Bebê de 48 semanas: ansiedade dos pais pode prejudicar o bebê

Especialistas explicam como lidar com as expectativas para respeitar o progresso da criança

Seu bebê está prestes a completar o primeiro ano de vida e já evoluiu bastante. Porém, a ansiedade dos pais muitas vezes pode acabar atrapalhando o progresso do bebê. Dessa forma, é preciso tomar cuidado e entender que cada bebê adquire suas habilidades em tempos diferentes.

Caso seu bebê ainda não consiga andar aos 11 meses, saiba que esse não é um sinal de alerta. De acordo com a pediatra Mariana Jordão, os pais só devem começar a se preocupar se o bebê não tem firmeza sentado sozinho, não consegue ficar de pé com apoio ou não começar a tentar a dar os primeiros passos, somente com 15 meses.

A pediatra Leticia Lux explica que há muita expectativa e cobrança dos pais em relação aos primeiros passos do bebê. Para Mariana, os pais ansiosos podem exigir ou forçar os bebês quando não correspondidos com suas expectativas, podendo adotar comportamentos que prejudicam nessa fase, como por exemplo o uso de andadores.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Letícia aponta que deixar o bebê explorar o chão - inicialmente será a forma que ele se sentirá mais seguro - é uma forma de estimular o bebê sem forçá-lo. "Nesta idade seu bebê já pode ficar de pé com apoio. Segure nas mãozinhas dele, de forma delicada, e o ajude a dar passos", recomenda.

Quando o bebê ficar mais confiante, coloque-o a alguns metros de distância e faça-o se esforçar para chegar até você. A pediatra recomenda o uso de brinquedos para atraí-lo e recomenda deixar o bebê descalço. "Com amor e paciência, tudo se torna mais fácil", afirma Letícia.

As especialistas afirmam que comparar o progresso do seu bebê com o de outras crianças não é uma prática saudável, pois gera ansiedade e insegurança. "Cada criança tem o seu próprio tempo, o que já aconteceu com tempo e paciência para um também acontecerá para o outro. Todo indivíduo é único", finaliza Mariana.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)