PUBLICIDADE

Bebê de 1 ano e 9 meses: seu filho está dormindo mal?

Pediatra explica como realizar o ritual para uma boa noite de sono

Você já deve ter notado que seu filho adora repetir as suas ações e dos outros adultos à sua volta. Esse hábito acontece desde os primeiros meses de vida dele, quando ele conseguia imitar uma piscada de olhos, a boca fazendo biquinhos ou até mesmo mostrando a língua.

A pediatra do Hospital Santa Catarina Glaúcia Finoti explica que essa atitude se estende também para algumas atividades rotineiras como o desejo de varrer a cozinha, lavar a louça ou mexer na comida que está sendo preparada.

Todas as atitudes fazem parte do processo de desenvolvimento do seu filho e você pode aproveitar isso para incluir seu filho nas atividades rotineiras da casa para que ele comece a guardar seus brinquedos ou sapatos, por exemplo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

De acordo com a pediatra, a melhor forma de ensinar é dando exemplos, acompanhando ele nas primeiras vezes que for realizar as atividades. Além disso, Gláucia afirma que é importante sempre conversar com a criança, explicando a importância dessas atitudes para a dinâmica da família.

Após algumas vezes fazendo essas tarefas em conjunto, você pode arriscar a deixa-lo fazer sozinho, corrigindo apenas se necessário. E claro, sempre que ele fizer certo não se esqueça de elogiá-lo como um reforço positivo a tal atitude.

Nessa idade algumas crianças já começam a avisar quando vão fazer cocô ou xixi. "A idade ideal para iniciar o processo educativo varia de criança para criança. Algumas entre 18 e 24 meses já mostram sinais de que estão prontas, outras não se mostram prontas antes dos dois anos e meio", explica a pediatra.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O controle do esfíncter é um marco bastante importante no desenvolvimento da criança, porém nem todas as crianças conseguem identificar o xixi e o cocô precocemente.

Nessa idade, algumas crianças podem apresentar dificuldade para dormir. Conforme a recomendação da pediatra, a rotina para um sono tranquilo deve ser estabelecida para as crianças o mais cedo possível.

É importante que, ao anoitecer, o movimento da casa seja modificado. Reduzir a iluminação e os sons do ambiente é fundamental para manter uma casa mais serena. "Pode-se introduzir também o que chamamos de ?ritual para uma boa noite de sono? que deve ser ocorrer diariamente", diz Gláucia.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Para o ritual, primeiro a criança deve ser alimentada e, em seguida, deve tomar um banho. Essa ordem pode ser alterada de acordo com a própria rotina da família. Depois, ela é colocada na sua cama. Neste momento, é importante que os pais expliquem para a criança que chegou a hora de dormir.

Contar uma história, ouvir uma música de suave melodia ou fazer uma massagem podem ajudar a criança a dormir mais relaxada. Devem ser evitados estímulos com televisão, computador ou luz acesa, o que pode reduzir a qualidade do sono da criança.