PUBLICIDADE

Bebê de 1 ano e 11 meses: quando trocar o berço pela cama?

Pediatra aponta cuidados necessários na hora de substituir o berço da criança

O segundo aniversário do seu filho está chegando e a expectativa costuma ser maior em relação ao ano passado, pois agora ele já consegue ter mais noção dos acontecimentos. Caso tenha alguma festinha, estimule a criança a falar sobre a festa, sua decoração ou quantos anos irá fazer.

De acordo com a pediatra do Hospital Santa Catarina Glaucia Finoti, no período entre 12 e 24 meses, a criança amplia seu vocabulário, consegue pronunciar algumas palavras com mais clareza, eventualmente combinar palavras e nomear objetos.

Nessa fase, a coordenação motora da criança tende a ser mais apurada, fazendo com que ela consiga pegar objetos maiores, brincar de encaixar, empilhar e até chutar. No entanto, as brincadeiras que estimulam seu desenvolvimento ainda são recomendados.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

De acordo com a pediatra, as atividades que envolvem desenhos, pinturas, testar texturas diferentes e brincar com massas comestíveis proporcionam estímulos diversos com maior desenvolvimento do tato, do olfato e da visão.

A música também contribui para o desenvolvimento das crianças. ?Isso acontece porque a harmonia dos sons, além de estimular a audição e a fala, também contribui para o seu desenvolvimento intelectual, sensorial e motor?, explica a especialista.

Nessa idade o berço pode ficar pequeno, pois seu filho cresceu bastante. Nesses casos, muitos pais começam a cogitar a hipótese de substituí-lo por uma cama. De acordo com Gláucia Finoti, essa cama deve ser do tipo montessoriana, ficando praticamente no chão, para que a criança tenha autonomia de sair sem se machucar.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

"Lembrando que as medidas de segurança como travas em armários, portões que isolam escadas, protetores de tomadas devem ser previamente providenciadas", finaliza.