PUBLICIDADE

Criança de 2 anos e 7 meses: seu filho está agressivo?

Neuropediatra indica motivos por trás da agressividade e como ajudar a criança a lidar com ela

Seu bebê está cada vez mais independente, conseguindo exercer tarefas simples do seu dia a dia sem precisar do auxílio de um adulto, apenas de sua supervisão. Com 2 anos e 7 meses seu bebê já pode escovar os dentes e se vestir sem ajuda.

De acordo com a neuropediatra do Hospital HSANP, Alba Katharyna Soares, em relação às habilidades da criança, nessa idade podemos esperar que ela consiga se equilibrar em cada pé, pular em um pé só e saber nomear ao menos uma cor.

Nas palavras da especialista, a mãe é uma figura muito importante para a segurança da criança, mas nessa fase ela já começa a reagir melhor quando são separadas para ficar sob os cuidados de outra pessoa.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Esse período também é marcado pela criança demonstrando maior apego e ciúmes aos seus brinquedos, o que é normal para a idade. No entanto, o indicado é que os pais ou cuidadores comecem a negociar a troca de brinquedos entre as crianças.

A neuropediatra também recomenda o incentivo da convivência com outras crianças. "Para incentivar crianças a interagirem é sempre bom convidar outras crianças para realizarem jogos sociais, brincarem juntas usando diferentes brinquedos, como também, quando encontrar outra criança desconhecida, perguntar o nome e se apresentar", sugere.

Nessa idade a criança ainda não compreende e não sabe muito bem lidar com os sentimentos, podendo demonstrar uma atitude mais agressiva quando suas vontades não são atendidas. Isso acontece como uma forma de se proteger do que estão sentindo porque, claro, ela ainda não é capaz de entender que tal ato seja uma agressão.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Essa fase exige bastante paciência e comunicação dos pais. Com o tempo e com a educação recebida pelos pais, a criança irá aprender a transformar essa agressividade em um comportamento aceito pela sociedade.