PUBLICIDADE

Criança de 2 anos e 2 meses: reforçando a fala correta

Apesar de ser encantadora, a fala incorreta não deve ser incentivada nos pequenos

Por Katerina Morozova / Shutterstock
Por Katerina Morozova / Shutterstock

Aos 2 anos e 2 meses, seu filho já consegue se expressar bem, mas ainda pronunciando palavras de forma errada e cortando trechos das frases. Essa fase é realmente muito fofa e encanta os pais com as novas descobertas. No entanto, é importante que os cuidadores reforcem a pronúncia correta, para que a criança se desenvolva ainda mais.

"Quando a criança pede água de forma incorreta, você pode ajudá-la a ter o que quer, mas, na sequência, fale corretamente: 'Você quer água?', 'Aqui está seu copo de água'", exemplifica Gláucia Finoti, pediatra do Hospital Santa Catarina.

As frases inteiras ainda podem ser difíceis de entender, e os pais provavelmente descobrem o que o filho está dizendo pelo contexto. De acordo com a pediatra, isso acontece porque, nesta fase, a criança pensa muito mais rápido do que é capaz de verbalizar.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A dificuldade é normal, mas aumenta a importância do reforço de quem está em volta, falando de forma clara e articulada. Assim, a criança chega a esta idade já reconhecendo adjetivos, para qualificar objetos e sentimentos, e verbos, expressando o que pretende fazer.

O bebê que antes não entendia o que você falava já está bem mais esperto e é capaz de decifrar seus comandos. Para reforçar essa habilidade, quando pedir algo à criança, faça uma primeira vez para que ela entenda o que espera dela. "A melhor forma de ensinar é dando exemplo", pondera Gláucia.

Rotina após os 2 anos

O exemplo também é uma forma potente de ensinar quando se trata de rotina. O dia a dia da criança após os dois anos não deve ser diferente do da casa, mas isso exige que os horários de sono, alimentação e higiene dos pais e irmãos sejam adequados ao pequeno.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Mesmo os pais que acreditam que a rotina não é importante para a criança, que passa o dia brincando, devem entender que fazer as refeições, banhos e soneca em horários parecidos todos os dias dá segurança a ela.