Suor no calor e pele ressecada no frio? Veja dicas para cuidar da pele do bebê o ano inteiro

Saiba o que fazer e o que evitar quando é assunto é manter a pele do bebê saudável e bem cuidada em todas as estações do ano

Seja no verão ou no inverno, é preciso estar sempre atento à forma como cuidamos da pele do bebê, que é extremamente delicada e pede atenção especial de acordo com os variados climas do ano.

É importante, por exemplo, atentar-se às roupinhas usadas pelos pequenos, assim como os métodos de higienização para evitar o suor em excesso no verão ou que a pele fique ressecada no inverno.

A seguir, veja algumas dicas para cuidar do bebê o ano todo:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Cuidado com o sol

A pele dos bebês é extremamente sensível ao sol - especialmente no verão, quando a incidência dos raios UV se torna mais intensa. Por isso, a primeira dica é estar atento ao horário e curtir a praia ou a piscina com o filhote somente antes das 10h ou após às 16h.

Também não esqueça do protetor solar (fator de proteção 30, no mínimo). Bebês acima dos 6 meses de idade já podem usar o produto.

Lembre-se ainda de proteger os pequenos com chapéus ou mesmo roupa com fator de proteção solar.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Suor do bebê

Vale a pena ficar atento ao suor em excesso no bebê. O clima quente do verão pode desencadear algumas dermatites e irritações de pele, levando ao surgimento de bolhas, vermelhidão e brotoejas em áreas que ficam mais expostas e onde há mais transpiração. Isso acontece porque o suor e o calor aumentam o contato da pele do bebê com agentes infecciosos, como fungos, bactérias, poeira e ácaros.

O ideal é manter o bebê fresquinho, com roupas leves e, se precisar, dar mais de um banho por dia na criança, o que nos leva à próxima dica de cuidados com a pele dos bebês.

Banho do bebê

O banho do bebê é essencial para os cuidados da pele e para a saúde. Em linhas gerais, o banho deve ser morno, pois acalma a criança e não traz irritações. Vale seguir algumas dicas:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

E na hora do banho, lembre-se sempre de usar sabonetes e shampoos próprios para crianças, que tenham passado por testes dermatológicos e sejam hipoalergênicos. Uma opção, por exemplo, é o Novo Protex® Baby Proteção Delicada, que mantém a pele do bebê saudável e protegida, limpando suavemente e ajudando a preservar a barreira natural de proteção.

Roupa demais x pouca roupa

A escolha da roupa também faz parte da rotina de cuidados com a pele e a saúde do bebê. De um modo geral, os pequenos sentem mais frio do que adultos. Isso porque seus corpos ainda não aprenderam a regular a temperatura do mesmo modo que nós fazemos e, quando um ambiente está muito quente, os bebês não conseguem se resfriar até manter a temperatura normal.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Porém, é possível identificar se o bebê está com calor ou frio prestando atenção a alguns sinais:

Diante disso, atenção ao escolher as roupinhas dos pequenos. Nada de exagerar nas camadas, mas também evite pecar pela falta de roupa quando a temperatura estiver mais amena. Uma dica é colocar no bebê, principalmente nos mais novos, uma camada a mais de roupa que no adulto.

Outro ponto que merece atenção é o "charutinho", usado nos primeiros dias de vida ou no inverno. Esse conhecido modo de enrolar o bebê em uma manta ou coberta não protege efetivamente o pequeno do frio e ainda pode oferecer um maior risco de luxação de quadril. O formato do charutinho também impede a expansão adequada dos pulmões do bebê, levando a um risco de 25% a mais de Síndrome de Morte Súbita Infantil.

Nada de pele ressecada

Escolher o produto correto para os cuidados com a pele do bebê é fundamental para que ela se mantenha sadia ao longo do ano. No inverno, por exemplo, é natural que a nossa pele fique mais ressecada, e a do bebê também.

A pele do bebê é formada por um tecido cutâneo mais delicado que a de adultos e, por isso, acaba sendo mais fina e até mais frágil. Portanto, o ideal é dar preferência a produtos que ajudem na hidratação da pele e sem trazer riscos, como sabonetes glicerinado e livres de parabenos.

O Novo Protex® Baby Proteção Delicada, por exemplo, além de trazer glicerina em sua composição, não contém parabenos, corantes e álcool, é testado por dermatologistas e pediatras, é hipoalergênico, tem pH equilibrado e traz fragrância e fórmula suaves.