PUBLICIDADE

Contato visual ajuda bebês a falarem mais rápido

Olhar nos olhos do bebê menor de um ano traz benefícios além da afetividade

Um estudo realizado na Inglaterra analisou o comportamento de diferentes bebês, observando o desenvolvimento das habilidades comunicativas de cada um. O resultado foi surpreendente: bebês que interagem através do contato visual com seus cuidadores, aprendem a se comunicar mais rápido.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Os cientistas das Universidades de Sheffield e Warwick analisaram bebês de 11 e 12 meses, comparando o modo como se comunicavam, levando em consideração gestos, sons e o contato visual. Também foi analisado o modo como seus pais ou cuidadores respondiam a essa tentativa de comunicação vinda do bebê.

Além dos estudos feitos nas universidades, os cientistas pediram para que os pais filmassem momentos de interação com a criança em casa. "Nós pegamos as gravações e levamos para a universidade, analisando meticulosamente o que estava acontecendo. Nós prestamos atenção em toda vez que a criança vocalizava ou gesticulava, assim como a maneira que os pais respondiam a esse estímulo", explica a professora Michelle McGillion, da Universidade de Warwick.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Foram entregues formulários aos pais para que anotassem a quantidade de palavras que a criança conseguia falar no ínicio do estudo, como coisas relacionadas ao dia a dia, comida e animais. Foi revelado que, ao completarem dois anos de vida, os bebês que interagiram visualmente conseguiam falar 30 palavras a mais do que as outras crianças.

Como o bebê aprende a falar

"O que isso nos diz é que os bebês estão tentando se comunicar antes mesmo de conseguirem falar as primeiras palavras", contou Ed Connellan, líder do estudo em entrevista ao The Guardian. "Quando eles fazem isso, eles estão dando aos seus cuidadores a chance de se comunicarem também, e quando os cuidadores respondem, o processo de aprendizagem de palavras melhora".

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Os cientistas esperam que os pais e cuidadores comecem a olhar cada vez mais nos olhos dos bebês, e que novos estudos aconteçam com uma faixa-etária mais avançada.

"A alegria desse resultado é que ele pode ser aplicado em qualquer contexto. Não é algo que você precisa de equipamentos especiais ou muito tempo livre. As interações podem ocorrer enquanto você lava a roupa, por exemplo. No parque, no carro, na hora das refeições, no banho... A prática da comunicação pode acontecer em qualquer momento", finaliza Ed Connellan.

Em 2018, um estudo realizado nos Estados Unidos descobriu que crianças que tinham mais diálogos com adultos apresentavam melhores resultados em testes de inteligência e linguagem quando eram adolescentes.

Ensinando seu filho a falar

Como estimular o bebê a falar

Bebês gostam de ouvir vozes uns dos outros

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Como identificar a afasia infantil