Exercício físico aumenta a sensação de bem-estar

Corrida e outras atividades aumentam a autoestima, o ânimo e a felicidade

É muito comum ouvir as pessoas dizerem que não gostam de praticar atividade física, e por isso levam uma vida sedentária, mesmo sabendo a importância que os exercícios têm sobre a saúde. Matérias sobre o assunto relacionando saúde e bem estar não faltam, porém falta motivação em busca de algo que seja agradável para quem está buscando um estilo de vida mais saudável.

Muitas vezes, pessoas que começaram a praticar atividades físicas por conta própria ou foram mal assessoradas, acabam tendo experiências não muito agradáveis. Por isso, acabam associando o treino físico a uma atividade pouco interessante. Mas hoje temos uma vasta lista de opções e de profissionais que é quase impossível não encontrar um exercício que agrade e desperte interessante.

Uma das mais populares é a corrida, principalmente quando feita em grupo. Ao correr com outras pessoas há um maior compartilhamento de experiências, além de uma maior socialização. Além da corrida e da caminhada, temos opções como natação, hidrobike, tênis, vôlei, dança, aulas de academia, bike, e até esportes mais radicais como montanhismo.

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É provado cientificamente que ao praticarmos exercícios, o nosso organismo libera várias substâncias, como a endorfina, que promovem o bem-estar.

Dados da pesquisa do Instituto de Estatísticas Brasileiro do Datafolha, feita com 2054 pessoas, entre 18 e 60 anos, em 98 municípios do Brasil, apontam que 60% dos entrevistados não praticam qualquer tipo de exercício físico. Índice dos que não praticam qualquer atividade física aumenta de acordo com a faixa etária. O mais alto (66%) registra-se entre os que têm entre 45 e 60 anos. Segundo o Ministério da Saúde, o estilo de vida é responsável por 54% do risco de morte por cardiopatia, 50% pelo risco de morte por acidente vascular cerebral, 37% pelo risco de morte por cancro e, no total, por 51% do risco de morte de um indivíduo.

Parando para avaliar esses dados fica claro como é importante colocar nosso corpo em movimento, pois os riscos de ficarmos acomodados são grandes, por mais que seja difícil sairmos de nossa zona de conforto.

Um bom primeiro passo é procurar ajuda de um educador físico. Toda prática deve ser acompanhada de um profissional habilitado, que poderá fazer orientações de forma correta e com cautela, respeitando o tempo de cada um de seus alunos.

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Dado esse primeiro passo, ficará mais fácil focar no prazer obtemos quando praticamos um exercício, que vai além da saúde física. Ela também traz benefícios emocionais diversos.

Benefícios psicológicos

É provado cientificamente que ao praticarmos exercícios, o nosso organismo libera várias substâncias, como a endorfina, que promovem o bem-estar, aumentando nossa motivação, alegria e disposição. Esses hormônios fazem a sensação de bem-estar durar por horas após a corrida. Muitas pessoas, que não tem conhecimento disso, recorrem em muitos momentos a medicações, e até mesmo a suplementos vitamínicos, quando se sentem tristes.

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Claro que em muitas situações se faz necessário alguma outra intervenção medicamentosa, porém hoje dispomos de vários instrumentos que ajudam a decidir por optar por outros tipos de tratamento, que são igualmente efetivos, como a prática de exercícios físicos.

Outro modo de combater a tristeza é aumentar o consumo de alimentos. Sabemos o quanto é mais fácil buscar o prazer em comidas, bebidas ou mesmo em outras atividades que não necessitam de tanto comprometimento, porém deixamos de aproveitar os benefícios e prazer que também obtemos quando praticamos um esporte, tanto sozinho como em grupo.

Mudar o estilo de vida, olhar para o mundo de outra forma, fazer as pazes com seu corpo, aumenta autoestima, promovendo a felicidade. Desta forma, que tal dar uma pesquisada nas diversas modalidades e tentar encontrar algo que seja interessante, buscando assim ficar bem consigo mesmo e com seu corpo.

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