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Crossfit: mocinho ou vilão das articulações?

Especialista dá dicas para alcançar os melhores resultados do crossfit sem sofrer lesões

O crossfit é considerado uma atividade de alto impacto e funcionalidade. Porém, ao contrário do que muitos pensam, não é necessário ter uma familiarização com atividades físicas para iniciar tal prática esportiva. Por outro lado, se estiver partindo do sedentarismo, o ideal é ganhar resistência e força muscular antes de iniciar um treino de crossfit sem restrições. Isso pode ser feito com treinos de carga baixa inicialmente e, conforme o aluno evolui, os exercícios também evoluem.

Sempre é importante ressaltar a importância de um profissional para supervisionar e orientar, principalmente nesse primeiro momento, em que ele possa corrigir eventuais erros de técnicas na execução dos movimentos, prevenindo lesões mais graves.

Vale lembrar ainda que, antes de se iniciar qualquer atividade física, é indicado realizar uma avaliação pré-participação esportiva com um médico do esporte, com exame cardiopulmonar e ortopédico, que irá investigar e evitar possíveis restrições. Pacientes com frouxidão ligamentar associado a alguma musculatura mais fraca, por exemplo, devem evitar sobrecarga articular e exercícios com movimentos amplos.

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Por ter treinos intensos, com pouco intervalo entre as repetições e exercícios, no crossfit o atleta ganha rapidamente condicionamento físico em um curto espaço de tempo. Desta forma, rapidamente ocorre ganho de resistência, força e potência muscular, além de melhorar a capacidade cardiopulmonar e auxiliar na coordenação motora.

Quem pode praticar crossfit

O crossfit pode ser praticado por todas as idades, se tiver acompanhamento de um profissional responsável e caso não haja nenhuma contraindicação após a avaliação médica.

Como selecionar o local para treinar

Procure uma academia com profissionais habilitados e com experiência, que tenham um programa de treino individualizado para iniciantes. O ideal é que não seja praticado em casa e sem acompanhamento, devido ao alto risco de lesão por posicionamento incorreto. Neste caso, o ideal é contratar um personal trainer com experiência em crossfit para passar os treinos.

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Articulações

Atualmente, após alguns estudos como o CHAMP (Consortium for Health and Military Performance) e o do ACSM (The American College of Sports Medicine) têm alertado sobre o risco de lesões no crossfit. Assim, sugerem um controle maior como monitorização, quantificação e regulação da carga de treino individualmente, para que haja uma redução do índice de lesões consideravelmente.

Como qualquer outra atividade física, o crossfit tem os seus riscos de lesões ao ser praticado, tendo como regiões mais comuns a coluna lombar e os ombros.

O principal é realizar a avaliação pré-participação esportiva adequada e sempre ter o acompanhamento de um profissional, mesmo durante a prática das aulas, independentemente do tempo que se pratica a modalidade, visto que o risco de lesões é maior entre os praticantes mais experientes, devido a exageros e as sobrecargas. Portanto, aumentar a intensidade gradativamente é essencial para que se evitem lesões.

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E lembre-se: respeite a dor! Não é normal o atleta apresentar dores intensas e persistentes durante ou após a prática de qualquer atividade física, se isso ocorrer, suspenda os treinos e procure um atendimento médico especialista.