PUBLICIDADE

Pilates ajuda a aliviar sintomas da TPM; veja como

Exercícios ajudam a diminuir as cólicas, desinchar e relaxar

Os sintomas da Tensão Pré-menstrual, mais conhecida como TPM, atingem boa parte das mulheres e costumam ser bem desagradáveis. Dentre os mais comuns estão a irritabilidade, cansaço, ansiedade, incluindo sensibilidade emocional, passando pela compulsão alimentar.

Para completar o quadro, as dores na barriga e na cabeça, costumam ser frequentes e contribuir para as temidas e famosas, alterações de humor femininas. Tudo isso se dá por conta da variação hormonal que acontece no corpo da mulher, durante a fase pré-menstrual.

Mas o que fazer? Se entupir de remédio, apagar as luzes, ficar quieta e comer tudo o que tiver vontade? NÃO! A fisioterapeuta do Instituto Pilates de Guarulhos Ana Luísa Marçal garante que as aulas de Pilates podem ser grandes aliadas das mulheres nesta fase.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Pilates e ciclo menstrual

Embora o Pilates possa aumentar o fluxo menstrual, se ela já estiver no período, não é motivo para faltar as aulas. Afinal, os benefícios são enormes, principalmente o que diz respeito às cólicas e ao inchaço.

Os exercícios de mobilidade pélvica no geral são excelentes para alívio da cólica, já que aumentam a circulação sanguínea, gerando outro benefício, drenando o inchaço corporal naturalmente.

A atividade física por si só, aumenta a circulação sanguínea e linfática e após a aula é comum que a mulher urine bastante, confirmando que os movimentos aceleraram a drenagem no sistema linfático, ajudando na eliminação desse líquido.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Além disso, antes de iniciar a aula sempre converso com as minhas alunas para definir a dinâmica da aula. Durante a TPM, se sinto que ela está irritada e nervosa, vou priorizar exercícios de relaxamento, mas se a cólica estiver forte, darei enfoque aos exercícios de mobilidade.

Mas no geral, sempre mesclo bem os exercícios de modo a promover o relaxamento da musculatura lombar e abdominal, aumentando a oxigenação e fazendo com que as contrações uterinas sejam menos doloridas, diminuindo o mal-estar tão comum neste período.

Como diminuir os sintomas da TPM

Alho diminui sintomas da TPM e pode ajudar a emagrecer

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Alimentos para TPM: veja quais ajudam a espantar os sintomas

Saiba o que está por trás dos sintomas e veja como combater a TPM