PUBLICIDADE

5 benefícios de praticar pilates na adolescência

Método oferece flexibilidade, postura, condicionamento físico e foco

Descubra o poder de um sorriso.
Participe da newsletter

Preencha os campos* abaixo.
X

*Ao concluir, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber novidades do Minha Vida e seus parceiros.

Cadastro efetuado com sucesso!

É na adolescência que acontecem descobertas e mudanças importantes, tanto físicas quanto mentais, o que torna a fase ideal para começar ou intensificar uma atividade física. O crescimento acelerado costuma causar dores nas costas e nas articulações, sendo a prática regular de exercícios uma ótima aliada nesse sentido.

Além disso, durante a adolescência, as relações anatômicas e estruturais do corpo não estão completamente consolidadas, podendo sofrer modificações tanto benéficas quanto maléficas. Não praticar nenhuma atividade física ou não cuidar da postura, por exemplo, pode ser tão prejudicial quanto fazer atividades de forma errada.

O Pilates entra como ótima alternativa para adolescentes, pois ajuda a melhorar a flexibilidade, fortalece os músculos e trabalha habilidades respiratórias e concentração, auxiliando nos desempenhos atléticos e intelectuais. A atividade também é responsável por facilitar a drenagem linfática e incentivar o sistema respiratório, reduzindo o estresse diário.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Por meio do pilates, adolescentes podem, ainda, entender melhor como funcionam seus movimentos e postura, servindo como incentivo para que sempre trabalhem a consciência corporal ao longo da vida.

Benefícios do pilates na adolescência

1. Melhora a postura

Como adolescentes enfrentam surtos de crescimento, correm o risco de desenvolver escoliose, hipercifose (corcunda) ou ombros arredondados. O pilates ensina a postura correta ao realizar movimentos funcionais, além de impulsionar a memória muscular da postura correta no dia a dia.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

2. Emagrecimento e melhor conexão mente-corpo

A prática regular de pilates pode promover mudanças significativas no corpo de adolescentes, pois melhora o tônus muscular, equilibra a musculatura e ajuda a manter uma boa postura. A prática também atua na conexão mente-corpo, já que a cada movimento realizado com toda a atenção o corpo e a mente se unem em sintonia para a realização do exercício.

3. Melhora o nível de foco

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Como falado no item anterior, o pilates é um exercício que une mente e corpo em sintonia, já que a falta de foco durante os exercícios pode ocasionar em erros posturais. É por isso que na prática é crucial cultivar a capacidade de manter o foco em cada movimento, fator que pode ser de grande serventia para adolescentes em desenvolvimento.

4. Melhorar o desempenho esportivo

Como os esportes são uma parte importante da vida de adolescentes, a boa notícia para jovens é que pilates pode aumentar a força, a flexibilidade, a coordenação e o nível de condicionamento. Esses fatores são essenciais para o bom desempenho em outras práticas esportivas diversas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

5. Diminui o estresse

Algumas práticas esportivas podem provocar uma resposta de "lutar" ou "fugir" do estresse que habita no corpo. O alongamento e fortalecimento suaves do pilates, porém, oferecem os mesmos benefícios das formas tradicionais de exercício sem o mesmo estresse no organismo. Com menos hormônios do estresse fisiológico percorrendo o corpo, há uma sensação de relaxamento e felicidade.