PUBLICIDADE

Kinesio Tape funciona mesmo? Saiba onde e como usar

A técnica de bandagem funcional é utilizada como alternativa no tratamento de lesões e alívio de dores musculares

Para que serve?

O kinesio tape é uma técnica de bandagem funcional que consiste na aplicação de tiras adesivas no corpo com o objetivo de acelerar e potencializar a recuperação de lesões, alívio de dores e também como uma alternativa para a reabilitação das ações motoras de músculos, articulações e ligamentos.

Aplicação

Foto: Getty Images/Albina Gavrilovic
Foto: Getty Images/Albina Gavrilovic

A aplicação deve ser feita apenas por profissionais da medicina, fisioterapia ou educação física. A pele deve ser higienizada e, caso o local possua pelos, é recomendado que seja feita a raspagem ou depilação. O corte e posicionamento das fitas variam de acordo com a região que será estabilizada, assim como o objetivo de cada tratamento. Entre os principais cortes estão o Y, para estimular a circulação, e o X, promovendo a estabilização ou reorganização postural.

As fitas podem ser aplicadas em diferentes partes do corpo, como joelho, ombro, tornozelo e lombar. O material elástico utilizado na fabricação das bandagens permite que o fluxo sanguíneo ocorra normalmente, não causando a limitação dos movimentos. É recomendado que a troca das faixas elásticas seja feita a cada quatro dias.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Benefícios

Há diferentes opiniões sobre os benefícios do kinesio tape. Enquanto alguns estudos afirmam que as fitas possuem efeito positivo na recuperação de lesões, outros alegam que não há dados suficientes para sustentar essa afirmação, concluindo que o efeito das faixas pode ser considerado placebo.

"O que identificamos é um efeito placebo, que não deve ser desprezado, pois pode potencializar a motivação ao movimento, encorajando o indivíduo a realizar atividades. O relato de se sentir melhor com o uso da técnica, exemplificando o efeito placebo, tem seus benefícios. Fazer seu uso e se sentir bem não significa que ela é eficaz para um desfecho específico, mas pode ajudar no retorno de algumas atividades", explica Fernando Zikan, fisioterapeuta e professor da Faculdade de Fisioterapia da UFRJ.

Entre os benefícios popularmente conhecidos da técnica estão:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

"Vale diferenciarmos o Kinesio tape (bandagem elástica) do tape rígido (bandagem sem mobilidade). Diferenciar os dois é importante, pois temos evidências mais claras no rígido quanto à contenção de edema e redução de seu avanço e, também, algo ainda pouco claro sobre estabilidade articular possivelmente potencializada", ressalta o fisioterapeuta.

Um estudo realizado por cientistas da Turquia e publicado na Revista Brasileira de Reumatologia identificou que o uso das faixas pode ser feito como um método de terapia opcional durante o tratamento de pacientes com síndrome dolorosa miofascial cervical, promovendo o alívio das dores e ampliando a capacidade do movimento cervical.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Já uma análise brasileira feita em 2014 alegou que a redução da dor proporcionada pelo kinesio tape é semelhante ou pouco superior a outros tipos de intervenções, não representando motivo para que esse seja o principal tratamento de escolha, sendo considerada uma técnica adjunta ou complementar.

Indicações e contraindicações

Segundo Fernando, não há indicações claras ou contraindicações evidentes para o uso do kinesio tape. Normalmente, a técnica é utilizada em conjunto com outros tipos de tratamentos, como a fisioterapia esportiva e disfunções neuromusculares. Entretanto, é importante que a sua aplicação seja feita apenas por profissionais.