PUBLICIDADE

Qual a relação entre dores de cabeça e a coluna?

As características dessa dor de cabeça são bem típicas, piorando com alguns movimentos no pescoço

Descubra o poder de um sorriso.
Participe da newsletter

Preencha os campos* abaixo.
X

*Ao concluir, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber novidades do Minha Vida e seus parceiros.

Cadastro efetuado com sucesso!

Você sabia que uma simples dor de cabeça pode ter causa na coluna cervical? Pois é, uma dorzinha de cabeça que às vezes achamos ser algo normal e passageiro, pode ser reflexo de problemas na coluna. O acúmulo de tensão nos músculos das costas e do pescoço leva a um estímulo doloroso para o cérebro, que responde produzindo a chata e incômoda dor de cabeça.

Essa dor de cabeça normalmente é moderada, afetando apenas um lado da cabeça e atingindo, principalmente, as mulheres. Ela também é menos comum que a enxaqueca, mas afeta um percentual alto da população.

Mas, afinal, qual a relação entre as dores de cabeça do dia a dia e dores na coluna? Em tempos em que trabalhar em casa se tornou realidade, a má postura, o aumento da tensão muscular por causa do estresse e até mesmo algum desvio de coluna podem causar dor de cabeça que parece surgir do nada.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

As características desse tipo de dor são bem típicas, por isso, preste atenção! A dor de cabeça associada a problemas na coluna inicia ou piora com alguns movimentos no pescoço e aumenta a sensibilidade da nuca, podendo ocorrer um formigamento na base do pescoço ou ainda uma sensação de "latejar" no pescoço.

Como prevenir as dores de cabeça com origem na coluna?

A prevenção desse tipo de dor geralmente é simples: o corpo necessita estar em movimento para fortalecer as articulações e musculaturas, prevenindo futuras dores e doenças. Como fisioterapeuta, aconselho alguns meios de prevenção; são eles:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Caso você já esteja sentindo dores, recomendo utilizar uma compressa de água morna em seu pescoço por aproximadamente 15 minutos ou fazer alguns exercícios de alongamento para o pescoço por aproximadamente 10 minutos.

Mas não esqueça que se as dores continuarem com uma frequência constante, o ideal é procurar ajuda especializada para tratar a coluna, eliminando o problema pela raiz. Profissionais da fisioterapia farão um tratamento individual e especial, com massagens, exercícios e mobilização das vértebras.