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K-POP: coreografias para se exercitar em casa

Dançar traz uma série de benefícios para a saúde do corpo e da mente; entenda como fazer!

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Apesar de ter ganhado popularidade no ocidente nos últimos anos, o K-POP, gênero musical originário da Coréia do Sul, teve início na década de 1990. Desde então, o ritmo vem sendo cada vez mais reconhecido por pessoas de diferentes faixas etárias e nacionalidades.

Uma das características mais marcantes do K-POP é a coreografia - seja ela em grupo ou individual. Os movimentos, muitas vezes complexos, conseguem ser motivo de admiração até por quem não acompanha de perto o trabalho dos grupos musicais.

O que muita gente não sabe é que, por exigir que a memória seja acionada, a fim de que cada passo seja decorado, e que o corpo se movimente de acordo com a batida, dançar pode trazer uma série de benefícios:

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Por isso, separamos alguns vídeos com o passo a passo de coreografias de K-POP para você começar a praticar em casa. Confira:

1. BTS - Butter

BTS - Butter (tutorial completo - EXPLICAÇÃO / full dance tutorial - EXPLANATION)

2. Itzy - I'm the mafia

COMO DANÇAR ITZY MAFIA IN THE MORNING (COREOGRAFIA) - TUTORIAL PASSO A PASSO EM PORTUGUÊS

3. EXO - The Eve

[Tutorial] como dançar The Eve do EXO coreografia completa│dance tutorial em português #exo

4. Blackpink - Boombayah

[TUTORIAL] BOOMBAYAH - Blackpink como dançar passo a passo Mirror & Slow | Taty Macieski

5. Twice - I can't stop me

[Tutorial] como dançar I CAN'T STOP ME do TWICE | DANCE em português (chorus/mirroed) | KPOPK

Cuidados ao fazer aula de dança em casa

Antes de iniciar qualquer atividade física, seja em casa ou ao ar livre, é extremamente importante que cada pessoa conheça e respeite as suas próprias limitações, sem exagerar no ritmo do treino. Além disso, uma das etapas essenciais para se exercitar é o alongamento corporal.

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"Exercícios como tentar alcançar os pés com as pernas esticadas, tentar alcançar o chão com as pernas afastadas, ficar na posição de agachamento e levantar o tronco com os braços esticados, podem ser algumas opções", conta Bruno Sapo, educador físico e personal trainer.

Para quem possui complicações físicas, também é possível se alongar sentando em uma cadeira. Confira algumas sequências:

Alongamento sentado

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Alongamento em pé

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Outro cuidado que deve ser tomado é com relação à hidratação, ingerindo uma quantidade suficiente de líquidos, evitando complicações durante os exercícios. Confira outros cuidados e benefícios de fazer aula de dança em casa aqui.