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Respiração no Pilates: entenda importância e aprenda a respirar da forma certa

Tudo sobre a respiração póstero-lateral, que melhora a circulação e estimula o relaxamento do corpo

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A respiração é um dos princípios mais importantes do Pilates e um dos aspectos mais importantes do método a ser dominado. No Pilates usamos principalmente a respiração póstero-lateral para facilitar ou desafiar o movimento. Respirar dessa forma durante a aula também ajuda a melhorar a circulação e estimula o relaxamento (embora isso dependa do exercício).

O Pilates nem sempre exige que você inspire ou expire de uma determinada maneira ou em momentos específicos. A pessoa praticante inspira num momento de menor esforço e expira no momento de maior esforço dos exercícios, pois isso ajuda a melhorar a performance.

É fato que a maneira como você respira pode mudar sua experiência com um exercício. Por isso, respirar de maneira correta nos momentos certos estimula o seu corpo a se mover livremente, tornando os exercícios muito mais fáceis de realizar. Isso significa que, se você quiser obter o máximo das aulas de Pilates, precisará aprender a respirar corretamente durante a prática. Eu vou te ensinar como!

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Uma respiração ocorre em três dimensões: envolve a expansão do corpo para a frente e para trás, para os lados, bem como para cima e para baixo. Infelizmente, muitas pessoas estão acostumadas a esticar o estômago e respirar, principalmente, no peito - chamada de respiração superficial, que cria tensão, restringindo os movimentos.

É por isso que aprender a respiração póstero-lateral é tão importante, já que ela nos ensina a respirar de maneira ideal, com a caixa torácica movendo os três planos e o abdômen se expandindo um pouco. Respirar dessa forma pode melhorar a mobilidade da coluna, reduzir o estresse e ainda estimular a digestão.

Quer aprender? Vamos lá!

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Antes de iniciar: saiba que você pode realizar esse exercício na posição deitada de costas, com os joelhos dobrados, ou na posição sentada.

Como respirar no pilates (Arquivo Pessoal)
Como respirar no pilates (Arquivo Pessoal)

Como fazer: ponha as mãos sobre a barriga. Isso o ajudará a sentir a sua respiração expandindo a parede abdominal. Você também pode experimentar colocar as mãos nas costelas. Desta forma, você pode sentir se suas costelas se movem lateralmente enquanto você respira.

Como fazer a respiração póstero-lateral?

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