PUBLICIDADE

3 exercícios de academia que podem prejudicar a coluna

Na academia, é muito importante ter atenção aos movimentos e à postura para evitar possíveis lesões

Descubra o poder de um sorriso.
Participe da newsletter

Preencha os campos* abaixo.
X

*Ao concluir, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber novidades do Minha Vida e seus parceiros.

Cadastro efetuado com sucesso!

Depois de alguns meses de treinos em casa, algumas pessoas estão voltando às academias com o avanço da vacinação contra o coronavírus. Agora, aqueles que aguardavam ansiosamente seu retorno podem finalmente voltar à antiga rotina de treinos nos aparelhos e máquinas. Porém, o que muitos não sabem é que alguns exercícios de academia, se feitos de maneira errada, podem prejudicar a saúde da coluna.

Apesar de serem muito benéficos para o corpo, os exercícios físicos devem ser realizados sempre na companhia e pela indicação de um profissional da educação física e/ou personal trainer. Isso porque somente esses especialistas podem analisar caso a caso e recomendar o treino ideal para cada aluno, evitando possíveis lesões.

"Quando não sabemos o limite do nosso corpo, aumenta o risco de lesão. Também não é recomendável começar a fazer exercícios físicos de forma inadequada, porque muitas lesões originam-se de exercícios realizados de forma incorreta", afirma Luciano Miller, ortopedista e cirurgião de coluna do Hospital Albert Einstein.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Leg press

O leg press é um exercício que trabalha os membros inferiores e pode ser um grande aliado na resistência muscular e no desenvolvimento da hipertrofia. Na prática, o exercício é feito em um aparelho específico, no qual o aluno usa as costas como apoio e empurra os pesos com os pés.

Normalmente, esse exercício não é recomendado para pessoas com desgastes articulares ou com dores nos joelhos, quadril e lombar. Além disso, pode ser prejudicial à saúde da coluna, caso a carga seja muito alta sem um preparo físico do praticante ou até se a postura na máquina estiver errada.

O ideal é estar com as costas bem apoiadas no aparelho e posicionar os pés afastados na largura dos ombros. Neste exercício, evite levantar os glúteos do assento e estender totalmente os joelhos para não relaxar os músculos trabalhados.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Agachamento

O agachamento é um dos exercícios mais populares nos treinos de musculação. Além de ser muito versátil e eficiente, pode trazer diversos benefícios, como a melhora na capacidade cardiorrespiratória e o fortalecimento de vários músculos ao mesmo tempo.

Porém, se realizado de maneira incorreta, o agachamento pode trazer complicações para a coluna, joelhos e quadril. Para fazer o exercício de maneira correta, evite aproximar muito os joelhos, curvar as costas e jogar o quadril para frente. Caso tenha dificuldades de fazer o exercício corretamente, procure um professor ou instrutor da academia.

Peso livre

A musculação, assim como os outros exercícios, pode ser muito benéfica à saúde, ajudando na definição dos músculos e até na saúde mental. Apesar disso, o aluno pode facilmente executar os exercícios de forma inadequada e, em alguns casos, sem perceber.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Na maioria dos casos, o praticante acaba não prestando atenção nos movimentos ou foi orientado de forma incorreta. O importante é que o aluno sempre busque compreender o exercício antes de executá-lo.

Em outros casos, o problema surge antes mesmo da execução do exercício, como na manipulação de pesos livres. "Muito cuidado com pesos livres, a manipulação dos pesos pode machucar a coluna independente se estamos fazendo os exercícios corretos, mas ao abaixar para pegar o peso ou guardar pode causar sobrecargas musculares", explica o ortopedista.

Leia mais: 5 métodos para aprimorar seu treino de musculação

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Cuidados na academia

Segundo Luciano Miller, todos os exercícios podem ser feitos, desde que os devidos cuidados sejam tomados. É essencial sempre estar atento aos movimentos indicados pelo profissional da academia e à carga aplicada no exercício, que não pode ser maior do que a capacidade do corpo.

Caso o aluno comece a sentir dores ou desconforto na coluna, o exercício deve ser interrompido para evitar lesões. "Devemos parar de realizar o exercício até a dor passar e, na persistência da dor, procurar um especialista para avaliar o risco de ter uma lesão mais grave, que pode ter origem nos discos da coluna e até evoluir para uma hérnia de disco, em alguns casos", alerta o cirurgião.

Saiba mais: Yoga para dor: benefícios e posturas para aliviar dores comuns

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)