Redatora especializada em saúde, bem-estar, alimentação e família.
O que é teste do pezinho?
A triagem neonatal, ou Teste do Pezinho, é um exame feito a partir de sangue coletado do calcanhar do bebê. Ele permite identificar e impedir o desenvolvimento de doenças genéticas ou metabólicas que podem desencadear deficiência cognitiva e comprometer a qualidade de vida da criança.
O exame é feito no calcanhar por ser uma área bastante irrigada do corpo humano, facilitando assim a realização da triagem.
O teste do pezinho pode diagnosticar condições de saúde como:
Saiba mais: O que levar para a maternidade?
- Hipotireoidismo congênito
- Fenilcetonúria
- Hiperplasia adrenal congênita
- Deficiência da biotinidase
- Fibrose cística
- Hemoglobinopatias (doenças que afetam o sangue).
É importante fazer o teste do pezinho em todos os recém-nascidos, uma vez que as doenças identificadas pelo exame não apresentam sintomas ao nascimento. Caso não sejam tratadas cedo, elas podem levar à deficiência intelectual e causar sérios prejuízos para a qualidade de vida da criança.
Hoje em dia, o Teste do Pezinho Básico é obrigatório por lei em todo o território nacional. Alguns municípios, inclusive, não permitem que a criança seja registrada em cartório se não tiver feito o exame anteriormente.
Saiba mais: Escala de Apgar: o que é e como é feito
Diversas maternidades já fazem o teste rotineiramente, antes da alta hospitalar, após as 48 horas de vida do bebê. Procure saber se isto é feito na maternidade onde o bebê nasceu. Caso o teste ainda não tenha sido realizado, basta procurar o posto de saúde mais próximo.
Quando fazer o teste do pezinho?
Todas as crianças recém-nascidas devem realizar o Teste do Pezinho após as primeiras 48 horas do nascimento e até o 5º dia de vida. Deve-se esperar esses dias porque algumas doenças podem não ser detectadas nas primeiras horas de vida do bebê.
Como é feito o teste do pezinho?
Para o Teste do Pezinho, é coletada uma amostra de sangue a partir do calcanhar do bebê, que é enviada para análise. O exame é feito no calcanhar porque, além de ser uma região menos dolorosa, a área é rica em vasos sanguíneos, facilitando a coleta.
Teste do pezinho no SUS
O Teste do Pezinho Básico é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), podendo ser feito gratuitamente nos hospitais ou em qualquer unidade de saúde.
Vale lembrar que a rede privada já disponibiliza versões mais completas do teste, que podem rastrear até 50 doenças, desde metabólicas, genéticas e infecciosas, como a toxoplasmose congênita. E agora a rede pública também vai poder oferecer esse exame mais ampliado.
Tipos de teste do pezinho e doenças diagnosticadas
A quantidade de possíveis doenças diagnosticadas com o teste do pezinho depende do tipo de exame que é realizado. Um deles pode diagnosticar até 6 doenças, e o outro pode detectar um número maior, chegando a detectar até 50 doenças. Os tipos de testes do pezinho são:
- Teste do Pezinho Básico
- Teste do Pezinho Ampliado.
Teste do pezinho básico
Esse tipo de teste do pezinho pode ser realizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde e também pela saúde suplementar. Mas a partir de maio de 2022, a nova lei promete ampliar o teste pelo SUS. Por enquanto, o exame gratuito pode detectar 6 tipos de doenças:
- Fenilcetonúria;
- Hipotireoidismo congênito;
- Fibrose cística;
- Hemoglobinopatias;
- Hiperplasia adrenal congênita;
- Deficiência de biotinidase.
Teste do pezinho ampliado
Esse tipo de teste tem a capacidade de detectar uma quantidade maior de doenças que a versão básica do teste. Atualmente existem três versões do teste do pezinho ampliado. Confira a seguir cada uma delas:
Teste do Pezinho Mais ou Ampliado
Além do que se detecta no teste básico, inclui mais quatro diagnósticos:
- Deficiência de G-6-PD;
- Galactosemia;
- Leucinose;
- Toxoplasmose Congênita.
Teste do Pezinho Super
Esse tipo de teste é capaz de fazer a triagem de 48 doenças. Além das condições identificadas no teste do pezinho convencional e no Mais, ele identifica outros 38 tipos de doenças.
Teste do Pezinho para SCID
Essa opção de teste consegue identificar um grupo de doenças genéticas que impedem a criação de células de defesa T e/ou B, nem de anticorpos protetores. O teste pode ser realizado junto com os outros testes descritos acima.
A quantidade e especificação das doenças investigadas pelos testes mais avançados dependerão do hospital. Quais dessas serão incluídas no teste dependerão do laboratório ou hospital que disponibiliza o exame.
Resultado do teste do pezinho
Em alguns casos, o hospital ou laboratório pode requerer a repetição do teste para confirmar o diagnóstico. Caso o Teste do Pezinho dê positivo para alguma das doenças investigadas, a família deverá ser orientada sobre o tratamento e cuidados a partir daquele momento.
Tempo de duração da coleta do exame
A coleta do Teste do Pezinho dura alguns minutos, tempo da amostra de sangue ser coletada.
Periodicidade do exame
O exame é feito apenas uma vez após o nascimento da criança. Caso seja detectada alguma alteração, o Teste do Pezinho deve ser repetido conforme orientação do hospital ou da equipe médica.
Fonte consultada
APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) DE SÃO PAULO.