Redatora focada na produção de conteúdo para as editorias de família, beleza e alimentação.
Com 2 anos e 5 meses seu bebê já tem mais autonomia para realizar algumas atividades sozinho, como por exemplo vestir uma camiseta. No entanto, ainda é um pouco cedo para que ele se vista por completo sozinho.
No entanto, de acordo com a neuropediatra do hospital HSANP, Alba Katharyna Soares, muitas vezes a criança nessa idade quer escolher a roupa que irá usar. ?Porém é necessário que os pais coloquem limites do sensato, bom senso, da segurança e das necessidades vitais?, afirma.
Permitir que a criança escolha a roupa que irá usar ajuda na formação de sua autonomia e personalidade. Deixe que a criança escolha, e sugira que ela leve uma troca de roupa na bolsa para eventuais necessidades, como uma blusa de manga curta ou um casaco de frio.
A criança nessa faixa etária ainda não sabe compartilhar muito bem suas coisas, principalmente seus brinquedos. A indicação da neuropediatra é que, quando for possível, os pais comecem a incluir outras crianças nas brincadeiras.
Além disso, vale pensar em brincadeiras que possam ser realizadas em grupo e que não necessariamente utilize brinquedos. O pega-pega é uma boa alternativa para promover interação entre as crianças.
Para os passeios de carro, a neuropediatra reforça sobre os cuidados necessários mesmo que em trajetos curtos. "As crianças devem ficar na cadeirinha, presa com cinto de segurança de maneira correta e sempre no banco de trás", explica.
Ademais, travar a abertura das portas traseiras e manter os vidros quase fechados permitindo apenas a circulação de ar, também são pontos que merecem atenção durante as viagens de carro. E, claro, nunca transportar as crianças no colo.