Médica imunologista e Membro do Departamento Científico de Imunodeficiências da ASBAI - Associação Brasileira de Alergia...
iRedatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
O que é Imunidade baixa?
A imunidade baixa ocorre quando o sistema imunológico, formado por órgãos, tecidos e células que trabalham para proteger o organismo de doenças, fica enfraquecido. Assim, ele não é capaz de combater totalmente as infecções causadas por bactérias, vírus, parasitas e fungos.
As células imunes estão depositadas em diferentes órgãos, entre eles o baço, a medula óssea e o intestino, além de circularem pelo sangue. Quando o sistema imune fica enfraquecido, a velocidade de resposta do corpo para combater os agentes patogênicos diminui, tornando o corpo mais propenso a ficar doente.
Causas
Causas da imunidade baixa
Diversos motivos podem enfraquecer a imunidade, inclusive estresse e ansiedade. Entre as principais causas da imunidade baixa estão:
- Sedentarismo: a falta de atividade física pode ser responsável pela imunidade baixa
-
Alimentação: ingerir comida processada com frequência e não comer alimentos frescos e frutas e vegetais, tendo uma dieta desequilibrada
- Vícios: fumar e beber em excesso prejudica a saúde do corpo e, consequentemente, afeta a resposta imunológica
- Cansaço: dormir mal pode gerar consequências como o estresse, condição que enfraquece o sistema imunológico
- Doenças: algumas doenças podem ser responsáveis por causar imunidade baixa. Diabetes, problemas cardíacos e pulmonares, colites, câncer e HIV são alguns exemplos
- Hereditariedade: algumas pessoas podem nascer com o sistema imunológico fraco
Fatores como a TPM e a quimioterapia também podem causar fraqueza no sistema imunológico. Confira outras causas de imunidade baixa.
Sinais
Sintomas de imunidade baixa
Infecções frequentes e reumatismo são alguns dos sintomas de imunidade baixa mais frequentes. Muitas pessoas associam a queda de cabelo e unhas fracas à imunidade baixa. Apesar de serem sinais de alerta, muitas vezes esses sintomas são decorrentes da falta de vitaminas ou de outros tipos de doenças.
Outros possíveis sintomas são:
- Herpes (tanto a herpes labial quanto a genital)
- Fraqueza
- Gripe e resfriado
- Otites no ouvido
- Amigdalite
- Abscessos
Alguns desses sinais podem surgir simultaneamente, pedindo a atenção do paciente para identificar a causa do problema. Portanto, confira outros sinais de alerta para imunidade baixa:
- Asma grave, doença do colágeno ou doença autoimune
- Infecções intestinais de repetição ou diarreia crônica
- Um episódio de infecção sistêmica grave (meningite, artrose ou septicemia)
Saiba mais: Resfriado: sintomas, tratamento, chás e quanto tempo dura
Diagnóstico
Diagnóstico de imunidade baixa
De acordo com a médica Carolina Aranda, exames bioquímicos e genéticos podem avaliar os possíveis defeitos no sistema imunológico. "Os anticorpos podem estar baixos, algumas células do sistema imunológico podem não funcionar de maneira adequada e outros componentes podem estar alterados", conta.
Após identificar a causa do problema, o especialista irá orientar o paciente para realizar o tratamento mais adequado, seja este uma mudança de hábitos alimentares ou até mesmo o uso de medicamentos específicos.
Buscando ajuda médica
Procure ajuda médica se você sentir que a sua imunidade está baixa, sentindo sintomas decorrentes da condição com frequência, como gripes, resfriados, infecções e fadiga.
Saiba mais: Infecção urinária: o que é, sintomas, causas e tratamento
Tratamento
Tratamento para imunidade baixa
Não existe um tratamento para imunidade baixa que possa ser associado a todas as causas do problema. Assim, os cuidados para quem sofre com imunidade baixa estão ligados à causa exata do problema. Muitas vezes, uma mudança de hábitos, incluindo alimentação equilibrada, prática regular de atividades físicas, descanso adequado e diminuição do estresse podem tratar a imunidade baixa.
Outros casos que estejam relacionados a doenças crônicas podem exigir um tratamento específico para a condição. Causas genéticas para imunidade baixa podem ser tratadas de forma paliativa, diminuindo os riscos da queda de imunidade.
Vitaminas para imunidade baixa
Em alguns casos, o médico poderá indicar o uso de vitaminas para imunidade baixa. Elas não devem ser consumidas por conta própria, pois podem provocar complicações. As vitaminas mais comuns são:
- Vitamina C
- Vitamina E
- Vitamina D
- Vitamina A
- Zinco
- Selênio
Saiba mais: Vitamina C: alimentos, benefícios e para que serve
Convivendo (Prognóstico)
Imunidade baixa: o que fazer?
A imunologista Carolina Aranda alerta que, caso haja a suspeita de algum problema no sistema imunológico, é necessário que se procure ajuda médica para a realização de exames, a fim de identificar e tratar a condição que está causando a queda da imunidade.
Se o problema está ligado à falta de hábitos saudáveis, a nutróloga Tamara Mazaracki explica que melhorar a saúde intestinal é um passo importante para cuidar da imunidade, já que a parede do intestino secreta anticorpos e contém células que reconhecem e destroem micróbios patogênicos.
"Consumir alimentos fermentados (como iogurte, kefir, kombucha, chucrute), ajuda a fortalecer as boas bactérias do intestino", conta a médica.
Veja abaixo 18 alimentos para aumentar a imunidade de forma natural:
O que é bom para imunidade baixa?
- Frutas cítricas
- Vegetais verdes escuros
- Alimentos ricos em zinco
- Oleaginosas
- Tomate
- Alimentos fonte de ômega-3
- Gengibre
- Fontes de antioxidantes
- Pimenta
- Alho
- Cebola
- Geleia real
- Própolis
- Óleo de coco
- Lichia
- Batata yacon
- Gérmen de trigo
- Iogurte
Receitas para imunidade baixa
A alimentação é uma das principais formas de cuidar da saúde do corpo. Confira algumas receitas que vão ajudar a aumentar a sua imunidade:
Referências
Tamara Mazaracki, médica especialista em Nutrologia e Membro da ABRAN - Associação Brasileira de Nutrologia, CRM 52 301716
Carolina Aranda, médica imunologista e Membro do Departamento Científico de Imunodeficiências da ASBAI - Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, CRM 126819