
Estudante de Jornalismo no Centro Universitário FMU FIAM-FAAM, apaixonada por escrita e leitura.

Os treinos para os glúteos envolvem o mundo fitness feminino há anos, especialmente por conta da influência de modelos e artistas que servem de inspiração para a busca de um bumbum redondo e firme.
No entanto, apesar de desempenharem um papel enorme na estética, os exercícios voltados para os glúteos também exercem uma função bastante importante: tornar seus membros inferiores mais fortes e funcionais.
É o que explica Gabriela Bahia, educadora física e criadora do treino 'glúteo em chamas', que conquistou diversas pessoas e se tornou queridinho das famosas.
"Glúteo em chamas, como já diz o nome, é um treino bem focado na musculatura do glúteo, mas a gente acaba pegando os membros inferiores também, porque não dá para isolar só a musculatura do glúteo", explica a treinadora.
Como funciona o treino 'glúteos em chamas'?
Conforme explica Gabriela Bahia, o glúteo em chamas reúne diversos exercícios com intensidades específicas para cada tipo de resultado esperado pelo aluno, e que visam trabalhar todos os membros inferiores.
"Você pode fazer um agachamento, pode fazer um afundo, você pode fazer uma elevação pélvica, você pode fazer uma extensão de quadril, todos esses exercícios são muito bons pro glúteo", explica a professora.
O treino do glúteo em chamas dura cerca de 40 minutos à 1 hora, e é aberto com um aquecimento e depois dividido em blocos - bloco 1 e bloco 2, e finaliza no bloco 3. Em cada bloco é dada uma intensidade em alguma musculatura.
"Eu programo o treino todo com uma intensidade e um volume de repetição para a pessoa já sentir, assim que ela acaba o treino, aquilo que eu falo que é um up no glúteo", descreve a professora.
Ela ainda explica que alguns dos melhores exercícios, não só para os glúteos, mas para outras regiões, como sendo aqueles que usam a força do próprio corpo, ao invés de aparelhos e máquinas.
Exercícios para as pernas e glúteos
Por serem exercícios que não precisam necessariamente de aparelhos de academia, o treino de 'glúteos em chamas' tem a vantagem de usar unicamente o próprio corpo e, eventualmente, cargas externas fáceis de improvisar.
"Se você usar uma carga externa, você pode usar na sua casa mesmo [...] pode usar um galão de água, fazer coisas adaptadas que dá para fazer em casa, inclusive eu ajudo os meus alunos nesse sentido também", explica Gabriela Bahia.
Ela lista também outro exercício excelente para os glúteos, como o agachamento unipodal ou unilateral, que é feito com uma perna só e acaba pegando o glúteo e a perna também.
No entanto, ela alerta para a necessidade de executar os exercícios da maneira correta. Para isso, a treinadora ressalta a importância de um profissional para orientar, corrigir e evitar que o aluno desenvolva uma lesão.
Benefícios do treino 'glúteos em chamas'
Como dito anteriormente, treinar os músculos do glúteo não gera apenas um impacto estético, mas também na funcionalidade de todo o membro inferior.
"Você vai subir uma escada, caminhar ou fazer qualquer coisa, você precisa da sua musculatura trabalhada, que ela esteja potente, funcional, para você não sentir uma dor no joelho, não sentir um desconforto na coluna ou na lombar", exemplifica Gabriela Bahia.
Dessa forma, os exercícios de 'glúteos em chamas', além de deixar o bumbum mais redondo, firme e empinado, também ajudam na melhora da celulite e flacidez, e tem o objetivo de tornar o corpo mais funcional para o dia a dia.
Ela ainda menciona a alimentação adequada e ingestão de bastante água como grandes aliados do treino.
"Se você tem um treino que você sabe executar os exercícios de forma correta, se alimenta de forma equilibrada - sem ser restrita, mas tem uma alimentação legal -, e bebe bastante água, é o combo perfeito para ter bastante resultado no glúteo", finaliza a educadora.