Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
Algumas combinações de nomes de bebês são muito conhecidas no Brasil, como Maria Clara e João Pedro. Mas, para você que está procurando opções mais raras e bonitas para nomear o seu pequeno, o MinhaVida separou 28 opções de nomes compostos (masculinos e femininos) para você se inspirar!
Leia também: 15 nomes de bebês inspirados em personalidades negras (e seus significados)
Nomes compostos raros masculinos
1. Caio Valentim: com origem no latim, a junção desses nomes carrega o significado de "alegre e valente", "contente e forte", "feliz e cheio de saúde".
2. Gaspar Noel: o significado dessa combinação é especial, pois quer dizer "portador de tesouros de Natal", "tesoureiro do Natal" ou "aquele que vem ver o Natal".
3. Frederico Vitor: além de bonitos, esses dois nomes combinam no significado e na sonoridade. Enquanto Frederico quer dizer "rei da paz" e "príncipe da paz", Vitor significa "vencedor", "vitorioso" ou "conquistado".
4. Heitor Conrado: são dois nomes medievais que significam "aquele que guarda e é conselheiro prudente", "aquele que retém o inimigo e aconselha".
5. Benício Elias: essa combinação bonita traz um simbolismo religioso, pois significa "abençoado em que o Senhor é meu Deus", "homem bom onde Jeová é Deus".
6. Dante Real: significa "guerreiro de Deus que é constante", "filho divino legítimo e permanente" ou "homem que vê Deus e é duradouro".
7. Jorge Felipe: a combinação desses dois nomes traz um simbolismo ligado à natureza, uma vez que significa "aquele que trabalha e é amigo dos cavalos" ou "agricultor que gosta dos cavalos".
8. Bernardo Luís: são nomes relativamente comuns no Brasil, mas a combinação não é muito usada. Bernardo significa "forte como um urso", enquanto Luís quer dizer "combatente glorioso", "ilustre guerreiro"ou "célebre na guerra".
9. Júlio Alexander: essa combinação reúne dois nomes que representam personagens históricos do período imperialista na Antiguidade. Júlio, com origem no latim julius, significa "cheio de juventude", "jovem", "fofo" ou "filho de Júpiter". Alexander, por outro lado, é uma variação do nome grego Alexandre, e significa "defensor da humanidade" e "protetor do homem".
10. Nycolas Afonso: esses dois nomes combinados carregam um simbolismo de nobreza e honra, pois remetem a reis e imperadores. Nycolas, com origem no grego Nikolas, é uma variação de Nicolas e significa "aquele que conduz o povo à vitória", "vencedor com o povo".
11. Rui Emanuel: são nomes com significados diferentes, mas que combinam em sonoridade. Rui possui origem germânica e significa "famoso pela sua glória", "bastante famoso e poderoso" ou "rei famoso". Já Emanuel tem origem hebraica e quer dizer "Deus (está) conosco".
12. Bruno Gael: significa "moreno belo e generoso", "moreno de origem irlandesa" ou "moreno protegido".
13. Boris Roberto: é uma combinação clássica que carrega um simbolismo forte e destemido, pois significa "combatente que a glória tornou famoso", "guerreiro famoso e glorioso".
14. Edgar Atlas: ousado e diferente, significa "o que protege suas riquezas com a lança e é grande montanha", "lança abençoada que suporta".
Leia também: Nomes masculinos chiques para bebês: 18 opções para se inspirar
Nomes compostos raros femininos
15. Aurora Angélica: essa junção traz um simbolismo iluminado, ligado ao divino, pois significa "a que nasce do sol e é pura como um anjo", “a que nasce do oriente e se assemelha aos anjos", “aquela que brilha como o ouro e é angelical".
16. Suzana Zara: enquanto o primeiro nome possui origem no hebraico e significa "lírio", Zara veio do árabe e quer dizer "flor que floresce".
17. Lavínia Maísa: com sentido de delicadeza, o nome Lavínia quer dizer "lavar, banhar, purificar" e Maísa significa "pérola".
18. Eva Giulia: o primeiro nome possui origem hebraica e quer dizer "a que vive", "a vivente", enquanto Giulia traz a ideia de juventude e jovialidade.
19. Luana Beatriz: são dois nomes que, separadamente, são comuns no Brasil, mas a combinação não é tão usual. Luana, de acordo com a teoria mais popular, é uma versão romana do nome Helena, que vem do grego e significa “tocha” “raio de sol”, “reluzente", "resplandecente”. Já o nome Beatriz tem origem no latim e quer dizer “a que traz felicidade” ou "aquela que faz os outros felizes".
20. Thaís Eduarda: esse nome combina um simbolismo ligado à beleza e à proteção. Thaís quer dizer “aquela que é contemplada com admiração”, “aquela que é contemplada pela sua formosura”, e Eduarda vem do germânico e significa “guardiã ou protetora de riquezas, ou de bens”.
21. Amélia Luísa: com um significado forte, o nome significa "trabalhadora e combatente gloriosa”, "mulher diligente e guerreira ilustre”, “gloriosa nas batalhas e ativa".
22. Lily Rose: esse nome é a combinação de duas flores diferentes. Lily significa "lírio" e Rose remete à flor chamada "rosa".
23. Sara Bruna: a junção dos dois nomes significa "princesa morena".
24. Melissa Inês: com sonoridade delicada e suave, Melissa significa "abelha" e Inês quer dizer "pura", "casta".
25. Lídia Helena: moderna e diferente, essa combinação pode ser uma boa opção. Lídia possui origem grega e significa "habitante de Lídia", "a que sente dores de parto", enquanto Helena quer dizer "a reluzente", "a resplandecente".
26. Larissa Ivana: com uma sonoridade poderosa, Larissa vem do grego e significa "da acrópole", "da cidadela" ou "linda", "adorável", enquanto Ivana possui origem russa e significa “Deus é cheio de graça”, “agraciada por Deus” ou “a graça e misericórdia de Deus”.
27. Nina Pietra: a junção desses nomes carrega uma simbologia de luz e firmeza. Nina tem origem variada, pois pode ser um diminutivo do nome Ana, que significa "graça" ou "graciosa", ou ter surgido a partir da língua indígena Quíchua, em que quer dizer "fogo". Já o nome Pietra quer dizer "pedra", "rochedo" ou "firmeza".
28. Melissa Inês: com sonoridade delicada, o nome combina Melissa, que significa "abelha", e Inês, que quer dizer "pura", "casta" ou "cordeiro".
Leia também: Nomes de meninas inspirados em mulheres geniais da história