
Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.

Segundo uma pesquisa realizada pelo especialista em riqueza Tim Corley, e citada pela revista Forbes, 20% dos milionários com salários de classe média conseguem alcançar seu primeiro milhão entre os 30 e 50 anos. A sorte, sem dúvida, desempenha um papel fundamental, mas também existem certos hábitos que alguns empresários milionários confessaram que os ajudaram.
O que nos surpreendeu foi que nenhum desses hábitos envolve acordar às 5 da manhã para meditar ou tomar banhos de gelo às 3 da manhã, como pregam os chamados “homens de alto valor”. São hábitos bastante acessíveis, baratos e extremamente lógicos, que você poderia incorporar ao seu dia sem muito esforço.
1. Aceite que você vai errar
Embora a ideia de que o fracasso é a ante-sala do sucesso não seja necessariamente verdadeira, segundo a ciência, o que é fato é que aprendemos com os erros. A psicóloga Iria Reguera explica que cometer erros não define o nosso valor como pessoa, e que “entender que nenhuma falha nos define nos ajuda a começar a aceitar a culpa, assumi-la e aprender com ela”.
Para pessoas de grande sucesso como Richard Branson, fundador do Virgin Group, isso é essencial. “Não se aprende a andar seguindo regras. Aprende-se tropeçando e caindo”, afirmou durante o evento Money 20/20.
2. Encare os desafios com mentalidade de crescimento
Ter uma mentalidade de crescimento é algo que os espartanos já praticavam há 2.500 anos. Suze Orman, autora e especialista em finanças, afirma que aprender a lidar com desafios inesperados pode nos levar a um crescimento e sucesso ainda maiores — mesmo que, no momento, pareça impossível.
Ou seja, enfrentar os desafios acreditando que podemos tirar algum aprendizado deles. “O medo, a vergonha e a raiva são as três coisas que te impedem de ter mais”, disse ela à CNBC.
3. Trabalhe sua atitude
Barbara Corcoran, investidora do Shark Tank e magnata do mercado imobiliário, afirmou à Forbes que o tipo de setor em que alguém atua “influencia muito pouco no seu sucesso. O que realmente importa é a atitude. Sempre prefiro atitude à experiência”. Não importa se você não tem tanta experiência em algo — se tiver determinação e personalidade, isso conta muito mais.
“Você precisa aprender a não duvidar de si mesmo”, afirmou, chegando a confessar que, às vezes, adota uma mentalidade de “finja até conseguir” para enfrentar seus maiores medos.
4. Não tenha medo de fracassar
Kim Kiyosaki, empreendedora e cofundadora da Rich Dad Company, contou a Jaime Catmull no podcast The Richer Way, que foi demitida de seu primeiro emprego em uma agência de publicidade. Esse fracasso a fez repensar sua vida e buscar um novo caminho como empreendedora.
Não se trata de seguir exatamente os passos dela, mas de aproveitar os fracassos como oportunidades de aprendizado.