
Entre janeiro de 1996 e agosto de 2003, concluiu o bacharelado em Psicologia pela Universidade Vale do Rio dos Sinos. Po...
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A inteligência emocional, muito provavelmente, está entre as características mais buscadas em uma pessoa. Isso porque, sem ela, o indivíduo tem dificuldade em compreender e gerenciar as próprias emoções e as emoções dos outros — o que é essencial para melhorar as relações e tomar decisões mais assertivas em diferentes âmbitos da vida.
Dentre as variadas habilidades relacionadas à inteligência emocional, a empatia se destaca. Talvez porque ela seja uma das mais difíceis; afinal, desenvolver a capacidade de se colocar no lugar do outro não é tão simples quanto possa parecer.
Dito isso, é importante destacar que a forma como nos comunicamos faz muita diferença quando o assunto é ter cuidado com os sentimentos de outra pessoa. A empatia aparece no jeito de falar, de ouvir e de escolher as palavras. É aí que entra a comunicação empática, que pode melhorar muito as relações, especialmente no trabalho.
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Como a comunicação influencia na relação?
Ao MinhaVida, Denise Milk, psicóloga e especialista em comportamento organizacional, explica a razão pela qual certas formas de se comunicar despertam mais acolhimento e conexão com quem está ouvindo.
“A linguagem é mais do que palavras — é presença. Quando alguém fala com suavidade, com escuta real e escolha cuidadosa de expressões, o outro sente que existe espaço para existir”.
A especialista enfatiza que os benefícios da comunicação empática podem ser ainda mais perceptíveis e proveitosos no ambiente de trabalho.
“No ambiente empresarial isso transforma relações. Gera segurança psicológica, reduz ruídos e promove cooperação genuína. Comunicação empática não impõe, propõe. Não atropela, acolhe. E o curioso? Muitas pessoas que falam assim naturalmente nem percebem o quanto encantam — porque estão mais focadas na conexão do que no convencimento”.
As frases que pessoas empáticas costumam dizer (mesmo sem perceber)
Conforme Denise, essas são as frases ditas por pessoas empáticas que podem fazer toda a diferença na relação com o outro.
- “Me conta como você está vendo essa situação”;
- “Faz sentido para você o que estamos alinhando aqui?”;
- “Se eu entendi bem, o que você quis dizer foi…”;
- “Eu estou aqui para contribuir, não para te pressionar”;
- “Antes de seguirmos, quero te ouvir”;
“O primeiro passo para desenvolver uma comunicação empática é parar de querer “acertar” na fala e começar a escutar com presença. Depois, observar como sua fala impacta — e não só o que você quer dizer. Uma dica prática? Comece substituindo reações automáticas por perguntas curiosas. Troque o “isso não vai dar certo” por “como você imagina isso funcionando?”. Com o tempo, a empatia deixa de ser técnica e vira cultura”, orienta a psicóloga.
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