

A felicidade não é buscada, é trabalhada. Seja qual for o objetivo de cada pessoa, todos temos em comum a busca pela felicidade, mas muito poucos trabalham para alcançá-la. A felicidade depende de certos hábitos que podem nos aproximar ou afastar daquele estado de realização que todos desejamos.
Leia também: Sou especialista em felicidade e as pessoas mais felizes e satisfeitas têm essa característica em comum
Hábitos que nos aproximam do que chamamos de felicidade
O exercício físico nos faz sentir melhor física e mentalmente, além de interagir com outras pessoas
O exercício físico nos torna mais felizes devido aos seus componentes fisiológicos, mentais e sociais. No aspecto físico, destacam-se as endorfinas, conhecidas como hormônios da felicidade.
Esses aliados da felicidade são liberados através do movimento, ao qual também somamos a sensação de nos sentirmos melhor conosco mesmos ao conseguirmos superar desafios e ver nossa autoestima crescer (componente mental).
No nível social, interagimos com nossa tribo, aquelas pessoas que gostam de nós, que querem se exercitar e com quem podemos criar um relacionamento pessoal para conversar diariamente e até sair para tomar um café ou comemorar um aniversário.
Descanso total para felicidade total
Dormir entre sete e nove horas a cada 24 horas é uma recomendação geral que muitas pessoas ignoram de longe. A privação do sono tem todos os tipos de consequências, inclusive na felicidade.
Nosso humor depende do nosso descanso, e todos nós sabemos o que acontece com nossa raiva e nosso limite de fúria quando não dormimos o suficiente. Quando você combina estresse diário, falta de exercícios físicos e falta de sono, você cria a combinação perfeita para a infelicidade.
Dormir é um investimento, não uma despesa, que nos permitirá ver a vida de forma diferente, tomar melhores decisões e nos relacionar com o ambiente e com os outros de uma forma muito mais gratificante.
Comida e felicidade
Embora alimentos açucarados e ultraprocessados de todos os tipos sejam erroneamente associados a um pico de felicidade e prazer, a realidade é que eles nos levam à infelicidade. Os humanos têm neurotransmissores que desempenham todos os tipos de funções no corpo.
Assim como eles são responsáveis por fazer nosso coração bater, eles também são responsáveis pelo nosso humor. Alguns desses neurotransmissores são a serotonina, que está ligada à felicidade e à calma; GABA, que também ajuda a regular e estabilizar o humor; dopamina, considerada o hormônio do bem-estar; e outros hormônios.
Um pãozinho de chocolate pode nos dar uma explosão de felicidade a curto prazo, mas infelicidade a longo prazo. Uma dieta adequada, fornece todos os nutrientes necessários para que os hormônios mencionados funcionem perfeitamente e preparem nossos corpos para um humor melhor, menos estresse e verdadeira felicidade por meio da comida.
O poder de um sorriso quando você não tem vontade de rir
Você já teve uma explosão repentina de riso? Nosso cérebro age bidirecionalmente em relação ao sorriso, então rir de algo pode nos fazer rir mais, mas se estivermos tendo um dia triste e forçarmos um sorriso, isso pode ajudar o cérebro a se sentir melhor.
Se você não acredita, abra um grande sorriso agora mesmo e você notará como seu humor muda magicamente. Faça isso quando perceber a necessidade e você terá uma ferramenta poderosa para mudar instantaneamente seu humor.
Aproveite o bom, aceite o negativo
Seria ótimo se a vida fosse apenas lindas rosas, cheirosas e sem espinhos, mas não é o caso. Em alguns casos há mais flores e em outros mais espinhos, mas uma sempre vem com a outra. É por isso que a gratidão por todas as coisas positivas em nossas vidas nos faz sentir realizados e felizes. Você pode ter uma casa e estar feliz com isso, mas há coisas muito mais simples pelas quais ser grato.
Se você está lendo isso, é porque sua visão está funcionando, você teve a oportunidade de aprender a ler, você tem um celular ou um computador, uma conexão com a internet... Ser grato pelo que temos e agradecer aos outros pelo que eles nos dão é o caminho mais rápido para alcançar a felicidade.
Oferecer um elogio a outra pessoa, ficar feliz pelas coisas boas que acontecem com ela e tudo o que envolve gratidão tem um imenso potencial para a felicidade. Também há espinhos nessas rosas, e a felicidade também é forjada ao aceitar os solavancos da vida, que são muitas vezes muito brutais.
Com tempo, ajuda profissional e paciência, seremos capazes de ver as pétalas das rosas maiores que os espinhos e começaremos a ver as coisas de maneira diferente.
Comparações são perigosas: cuidado com as redes sociais
Hoje, estamos conectados aos cantos mais distantes do mundo, e isso nos faz acreditar que somos tão bons quanto aqueles que têm o abdômen trincado no Instagram ou que viajam várias vezes ao ano.
As mídias sociais são a maior fonte de infelicidade que enfrentamos quando nos comparamos continuamente com os outros. Observamos o número de seguidores, o corpo dos outros, a vida dos outros, etc.
Controlar como nos sentimos quando somos tomados pela inveja ou quando nossa autoestima é diminuída por comparações nas redes sociais é um passo fundamental para sermos felizes com quem somos e com o que temos.
Pode até chegar ao ponto em que precisamos excluir as redes sociais porque elas podem se tornar um problema, levando a distúrbios alimentares ou a entrar em um ciclo de cirurgia plástica para ficar parecido com os filtros dos nossos celulares.
Passar tempo com a família e amigos
Esse é o principal problema do vício em mídias sociais: se não compartilhamos algo, é como se não o tivéssemos vivenciado. A realidade é que somos mais felizes contando aos nossos pais ou parceiros que passamos em um exame do que realmente passando.
Isso nos leva à conclusão de que passar tempo com a família e os amigos nos fará felizes. Não basta gastar tempo sem motivo; é importante passar um tempo de qualidade, rindo, compartilhando comentários e histórias que nos ajudem a crescer, não críticas que sugam nossa energia.
A natureza tem sido nossa companheira ao longo dos milênios
Você faz caminhadas com frequência? Passar tempo na natureza clareia a mente, alivia o estresse e serve como uma meditação em movimento. Passamos os dias completamente afastados da terra, do sol, do ar fresco e de tantas outras coisas que a natureza oferece de graça.
O estresse do trânsito diário pode ser combatido sentando e assistindo ao pôr do sol nas montanhas. Criar novas memórias e emoções na natureza nos ajuda a sentir menos melancolia ao reviver tempos passados que parecem que nunca se repetirão.
A natureza nos mostra quão pequenos somos em relação ao mundo que conhecemos. Sentimo-nos vivos e as nossas baterias são recarregadas pelo contacto com a terra e a paisagem.
A combinação de exercícios físicos, sol, uma comida saudável, risadas com os amigos, ficar longe da internet e aumentar a gratidão por nos sentirmos realizados é o que nos faz alcançar a felicidade completa com a natureza.
Leia também: Albert Einstein disse que o segredo da felicidade está em viver a vida inspirada nessas palavras