
Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.

De acordo com diferentes estudos, tirar um cochilo durante a pausa do expediente pode tornar os trabalhadores mais produtivos. Quem dorme um pouco à tarde costuma ser visto como preguiçoso, mas pesquisas recentes vêm mudando essa percepção — tudo indica que descansar ao longo do dia pode trazer mais benefícios do que apenas recuperar a energia para o trabalho.
Se você também já sonhou em tirar aquele cochilo no meio do dia, aqui vão algumas dicas para aproveitar ao máximo a soneca.
Segundo reportagem de Matt Fuchs para a revista TIME, existem algumas estratégias para alcançar a “soneca perfeita”. Tudo começa escolhendo o momento ideal para dormir. Fuchs cita Charlene Gamaldo, professora da Universidade Johns Hopkins, que afirma que o melhor horário para tirar uma soneca é entre 13 horas e 16 horas.
Isso porque, estatisticamente, esse é o período em que o corpo costuma passar por uma “queda de energia”. Além disso, ainda não é tarde o suficiente para que o cochilo interfira no sono noturno — o que poderia fazer com que você ficasse acordado até de madrugada.
Além disso, o ideal é que a soneca dure cerca de 30 minutos — tempo suficiente para aproveitar seus benefícios. Dormir por mais de meia hora não é necessariamente ruim, mas geralmente não se tem tanto tempo disponível e isso pode acabar afetando o ciclo de sono noturno.
Também é importante criar um hábito. Como somos “criaturas de hábitos”, aprendemos e respondemos melhor por repetição. Se acostumarmos nosso corpo a cochilar sempre no mesmo horário e pela mesma duração, os resultados tendem a ser ainda mais positivos.
Um cafezinho antes da soneca
Fuchs menciona um estudo de 2020 que investigou os efeitos de tomar café logo antes de tirar uma soneca. Segundo a pesquisa, a cafeína leva entre 20 e 30 minutos para fazer efeito, por isso recomenda-se tomar uma xícara de café antes de dormir: ao acordar, os efeitos da substância começam a aparecer. Em outras palavras, você dorme e já acorda com um impulso extra de energia para seguir com o dia.
Embora pareça contraditório, a cafeína não age imediatamente — ela leva um tempo para ser processada pelo organismo, então não vai atrapalhar o sono logo após ser consumida. De acordo com um estudo de 2010, a dose ideal para acordar mais disposto seria cerca de 200 mg de cafeína, o equivalente a duas xícaras de café.
Vale lembrar, no entanto, que cada pessoa metaboliza a cafeína de maneira diferente — tanto em intensidade quanto em tempo. Ou seja, os efeitos de tomar café antes da soneca podem variar de pessoa para pessoa.
Benefícios para todos os lados
Por fim, além de ajudar a manter a energia ao longo do dia e melhorar o desempenho no trabalho, tirar uma soneca traz outros benefícios importantes. A reportagem da *TIME* destaca dois em especial: ajudar a retardar o encolhimento do cérebro — um processo que começa por volta dos 20 anos — e reduzir o risco de demência.
Um relatório da Universidade Johns Hopkins aponta que dormir entre 30 e 90 minutos pode melhorar a memória. Já um estudo publicado pelo National Heart, Lung, and Blood Institute, dos Estados Unidos, mostra que cochilar por meia hora pode contribuir para melhorar o ritmo cardíaco e reduzir a pressão arterial.
Complementando, outro estudo publicado em outubro de 2021 identificou melhorias cognitivas em diversas áreas para quem tira uma soneca de 30 minutos. Entre os benefícios estão melhor desempenho em operações aritméticas, raciocínio lógico, reflexos e reconhecimento de padrões.
Então, aí está: algumas dicas para tirar a soneca perfeita e os benefícios que um cochilo à tarde pode trazer. Só não esqueça de não passar do tempo recomendado, ou pode acabar como eu, que quando durmo mais de uma hora acordo com dor de cabeça e a percepção da realidade meio alterada.
Saiba mais: Dormir perto de quem se ama é um remédio poderoso: veja os benefícios e mande para ele (a)!