

Você não precisa de um grande jardim para desfrutar de frutas frescas cultivadas por você. Isso porque hoje em dia as mini árvores frutíferas se tornaram uma opção ideal para quem mora em apartamentos ou casas com pouco espaço externo.
Leia também: Cheirinho bom e bem-estar: 7 plantas que têm o poder de te fazer sentir melhor
Árvores frutíferas para cultivar em um vaso
Seu tamanho compacto e facilidade de manutenção as tornam perfeitas para terraços e pátios urbanos. Neste caso, a primeira coisa é escolher a variedade certa. Há árvores cítricas anãs, como limoeiros e laranjeiras, além de macieiras, cerejeiras e pessegueiros.
Essas árvores são geralmente enxertadas em porta-enxertos que limitam seu crescimento, permitindo que elas prosperem em vasos de tamanho médio. Na verdade, é essencial escolher um vaso que tenha pelo menos 40 centímetros de diâmetro e boa drenagem.
O substrato deve ser rico em nutrientes e misturado com um pouco de areia para facilitar a aeração das raízes. A drenagem adequada evita que as raízes apodreçam devido ao excesso de água. Além disso, agora que a seca está diminuindo, não há notícias melhores do que esta para ajudar você a regar com sucesso suas árvores frutíferas em casa.
As regas devem ser frequentes, principalmente nos meses mais quentes, mas sempre evitando o encharcamento. A árvore deve ser colocada em um local onde receba pelo menos seis horas de luz solar direta por dia, de preferência pela manhã. A luz é essencial para uma boa floração e subsequente produção de frutos.
Leia também: Isso é o que acontece com suas plantas se você colocar medicamentos vencidos no solo
Fertilizante necessário
Durante a primavera e o verão, é aconselhável adubar a cada três ou quatro semanas com um fertilizante específico para árvores frutíferas. Isso ajuda a estimular o crescimento e, principalmente, a frutificação. Além disso, é aconselhável podar levemente para manter um formato compacto e saudável.
Embora pequenas em tamanho, essas árvores podem produzir frutos abundantes se bem cuidadas. Algumas até começam a dar frutos no segundo ou terceiro ano. Além disso, sua aparência é decorativa e traz vida e cor a qualquer canto da casa.
Um benefício adicional é que cultivar suas próprias frutas nos conecta com o ciclo natural das estações e incentiva uma alimentação mais consciente. É também uma atividade relaxante e educativa, perfeita para compartilhar com a família.
Leia também: Ninguém presta atenção e até pisam nela: essa é a planta que é um tesouro para o jardim