
Jornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
i
Mesmo quando achamos que nossa casa está impecável, a verdade é que sempre existem cantos e objetos que não limpamos como deveríamos. Tomadas, interruptores, rodapés e maçanetas são alguns exemplos de itens que costumam ser esquecidos na faxina. Mas, além dessas pequenas partes, há um tecido que raramente lembramos de limpar e que acumula bastante sujeira: as cortinas.
Em comparação com a limpeza regular de itens como tapetes, lençóis e edredons, as cortinas são lavadas com muito menos frequência do que o ideal — mesmo acumulando poeira, ácaros, fumaça, gordura e manchas. Elas também podem desenvolver odores, deixando o ambiente da casa mais carregado.
Além disso, vale lembrar que cortinas empoeiradas podem causar alergias, crises de asma e até irritações nos olhos e na garganta. Por isso, é importante lavá-las periodicamente, escolhendo a forma certa de acordo com o tecido e o nível de sujeira.
Com que frequência as cortinas devem ser lavadas?
Dito isso, a pergunta que não quer calar é: com que frequência você deve lavar suas cortinas para mantê-las limpas? De acordo com María Fernández, influenciadora digital especializada em organização, limpeza e cuidados com a casa — com mais de 1,3 milhão de seguidores no Instagram —, o ideal é lavá-las a cada dois meses para mantê-las livres de poeira e com um aroma agradável.
Na hora de lavar, essa especialista utiliza um ciclo de 40 °C na máquina de lavar, com 400 rotações por minuto (rpm), para evitar a necessidade de passá-las, deixando-as secar diretamente no varal, com o peso da água ajudando a desfazer os amassados.
Dicas para lavar cortinas
Além da frequência recomendada por essa especialista, existem outras dicas importantes na hora de lavar cortinas em casa.
A primeira coisa a fazer é verificar a etiqueta do fabricante para saber de que material elas são feitas e qual o tipo de lavagem adequado.
Evite o uso de amaciante, pois ele cria uma película que retém sujeira e sabão, fazendo com que as cortinas se sujem mais rápido. Isso também pode prejudicar a capacidade do tecido de filtrar o ar de forma eficiente.
Em geral, há dois tipos de lavagem: à máquina ou à mão. A lavagem na máquina é mais prática e rápida, mas só é indicada para cortinas feitas de tecidos resistentes, como algodão ou poliéster. Nesse caso, selecione um ciclo curto para roupas delicadas e use água fria com sabão neutro. Se forem brancas e feitas de material durável, pode-se usar um pouco de alvejante. Também é importante escolher um ciclo de centrifugação suave, para evitar danos ao tecido.
Já a lavagem à mão, embora mais trabalhosa, é a melhor opção para cortinas feitas de tecidos finos, como seda ou linho. Para isso, deixe as cortinas de molho em água fria por pelo menos uma hora. Depois, esfregue-as suavemente para remover as sujeiras mais persistentes e enxágue bem até eliminar todo o sabão. Para tirar o excesso de água, você pode usar a máquina de lavar apenas na função de centrifugação, no modo mais leve.
Depois da lavagem, pendure as cortinas ao ar livre para que o próprio peso ajude a eliminar os vincos. Se o varão da cortina não for de metal, também é possível pendurá-las diretamente no lugar.
Para manter suas cortinas limpas entre as lavagens, aspire-as ou use um espanador a cada duas semanas. Também vale sacudi-las do lado de fora para remover o pó de maneira rápida, sem precisar lavar.
Que tipos de cortinas podem ser lavadas em casa?
A maioria das cortinas de algodão pode ser lavada na máquina com água fria, detergente neutro e em ciclo delicado. As de poliéster também podem ser lavadas à máquina, em água fria ou morna — mas sempre evitando altas temperaturas. Cortinas transparentes, apesar de delicadas, geralmente também podem ser lavadas, desde que com muito cuidado: use ciclos suaves e água fria.
Por outro lado, cortinas de seda, de veludo ou com muitos forros e enfeites devem ser levadas a uma lavanderia especializada para lavagem a seco. O mesmo vale para cortinas de lã ou com mistura de lã, que podem se danificar ou encolher se lavadas de forma inadequada.
Leia também: Tem que lavar uma vez por semana, mas ninguém faz: é um dos lugares mais sujos da cozinha