Gostaria de perguntar para a Dra. Adriana de Araújo. Sobre ansiedade... Gostaria de receber um e-mail da mesma se for possível?

Psicóloga graduada pela PUCRS (2007/2) e Pedagoga graduada pela UFRGS (2010). Especialista em Psicoterapia de Orientação...
i
Se por algum acaso não conseguires contato direto com a Dra. Adriana, envie por aqui de forma mais detalhada sua pergunta que poderemos lhe ajudar. Todos os profissionais do Consulte-me estão habilitados para responder perguntas sobre ansiedade!

Sou psicóloga formada pela Faculdade de Ciências e Letras desde 1998. Com validação e equivalência de diploma de psicólo...
i
Muitas pessoas sentem-se ansiosa por não saber lidar com o grau de exigência pessoal, por não conseguir organizar-se dentro do tempo necessário para as coisas e também pela preocupação excessiva com o futuro. Pode parecer um pouco difícil tratar e se livrar de vez da ansiedade, mas com um pouco de disciplina, auto percepção, tratamento especializado, você poderá se curar e sentir-se bem melhor com isso tudo.
A ansiedade é a resposta a sentimentos e pensamentos que acompanham as pessoas ao longo da vida, ou seja, é algo normal, mas pode estar intensificado, causando mal estar e grande desconforto. É natural sentirmos ansiedade em determinados momentos, por exemplo, numa experiência nova, como uma prova, um teste, ou algo que temos que expor uma ideia ou apresentação. A ansiedade pode causar muitos sintomas físicos, além dos emocionais. O transtorno da ansiedade generalizada, é um distúrbio caracterizado por sintomas, como:
- mente agitada;
- preocupação excessiva com o futuro;
- coração acelerado;
- tremor nas mãos;
- tremor nas pernas;
- tremor no corpo;
- expectativa negativa sobre algo;
- angústia e apreensão;
- dificuldade de controlar pensamentos acelerados;
- cansaço excessivo;
- dificuldade de concentração;
- humor alterado;
- irritação (falta de paciência);
- agressividade;
- rubor;
- suor excessivo;
- tensão muscular;
- dificuldade de relaxar;
- ações compulsivas e impensadas;
- ganho ou perda de peso.
O ideal é você entender quais pontos lhe causam maior preocupação. Como você lida com a ansiedade do seu dia a dia? Como você tem organizado suas ações para que possa combater a tensão?
Quem está com pensamentos fora do presente, com ideias de um futuro que ainda está por vir, sente ansiedade, desconforto e isso não é saudável. Para alívio e cura dos sintomas, sugiro técnicas de relaxamento corporal, respiração, atividade física, hipnose, meditação, psicoterapia e uma boa avaliação com um médico ou psicólogo que será capaz de indicar um tratamento qualificado para você. Em alguns casos, o uso de medicamento é necessário. Uma dessas técnicas ou mais combinadas e indicadas por um profissional qualificado surtirá efeito na cura e bem estar. A cura virá e os benefícios serão rapidamente sentidos.
Boa sorte! Sucesso e até breve!
Queria orientação sobre um anticoncepcional que não engorde, evite espinha, não provoque trombose?
Para quem já tem problemas circulatórios, uso de hormônio não é aconselhado. Mas o anticoncepcional não é um vilão. O hormônio deve ser utilizado com orientação de um ginecologista e a mulher, que precisa fazer uso, deve tomar a dosagem de acordo com...
[ Continuar lendo ]Posso combinar o suco da aloe vera (babosa) em jejum já que uso lazomprazol de 30mg todos os dias também em jejum?
Use em tempos diferentes porque é melhoe.Mesmo produtos chamados naturais podem interferir com medicamentos.
Venho fazendo uso do suco da babosa para tratamento do refluxo, mais algumas semanas venho tendo dores de cabeça! Pode ser a Babosa?
É difícil afirmar que a Babosa cause as dores de cabeça, mas recomendo que suspenda a ingestão do suco e verifique se melhora a dor.