Como tratar a agressividade no ambiente de trabalho?
Psicologa Clinica, atendimento à crianças, jovens, adultos e idosos. Atendimento à casais e em grupos. Experiencia em Or...
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Bom dia.
A principio precisamos identificar a origem da agressividade nesse ambiente de trabalho, como esta o clima na organizaçãoc, se existe alguma insatisfação entre os funcionários, etc.
Quando trabalhamos em um ambiente estressor, sem o devido reconhecimento de nossas habilidades profissionais, podemos ficar insatisfeitos e pessoas insatisfeitas tentem a deprimir, adoecer e com isso ficar irritado, e essa irritação gera agressividade.
Existe um trabalho realizado por psicólogos, dentro de empresas que chama "pesquisa de clima organizacional"
Esse trabalho tende a investigar como as pessoas se sentem no ambiente de trabalho e com isso, procurar estrategias para que os funcionários fiquem mais satisfeitos e com isso produzam mais e com qualidade, alem de diminuir os índices de faltas, atrasos e licenças médicas.
Se você é o funcionário entre em contato com seu superior e faça uma sugestão a esse respeito.
atenciosamente
Ana Cristina Lopes - Psicologa
Sou graduado pela Universidade Federal de Uberlândia, no ano de 1986. Possuo pos graduação em Psicologia Transpessoal, f...
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Primeiro passo pode ser dado pela sua área de Recursos humanos, buscando identificar se este é um caso isolado ou envolve demais pessoas do departamento ou empresa.
Se for um caso isolado, encaminhar para um psicólogo, para que possa ser feito o acompanhamento desta pessoa. Se for coletivo, é necessário traçar uma estratégia de palestras, sensibilizações, ou mesmo cursos, onde se possa discutir o convívio das pessoas no grupo e principalmente neste tipo de grupo no qual estão inseridas. É importante que todos os envolvidos participem deste programa.
Psicóloga Clínica, atua no atendimento para adultos e adolescentes. Especializada em saúde mental e transtornos psiquiát...
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Em tempos de relações profissionais globalizadas, processos de trabalho cada vez mais massacrantes, competição acirrada e virtualidades que atropelam constantemente os indivíduos, obrigando a reciclagens eternas e estabelecendo dinâmicas estressantes, os relacionamentos tendem a sofrer maiores prejuízos.
Muitas vezes, nos deparamos com pessoas que trabalham conosco há anos e que sequer conhecemos, mais profundamente, para além de horários comerciais. Isso implica distanciamentos que contribuem em larga escala para aumentar as chances de conflito.
Num ambiente de trabalho estressante, com altos índices de agressividade, há necessidade de se propor ações que melhorem não apenas a atmosfera social, mas também diminuam a carga de estresse do dia a dia.
Iniciativas como reservar alguns minutos antes do dia de trabalho começar, ou mesmo ao final do expediente, para aplicação de técnicas de relaxamento, dinâmicas de grupo e grupos operativos para discussão de conflitos, tendem a diminuir sensivelmente a agressividade.
Individualmente também pode-se realizar ações que minimizem os conflitos com colegas ou superiores, tais como dar uma saída da sala para espairecer quando a situação estiver mais tensa, executar alguns minutos de relaxamento ou meditação durante os intervalos do trabalho e, principalmente, evitar tomar para si, conflitos, problemas, agressões e provocações.
Em alguns casos, uma intervenção de profissional qualificado que não esteja contaminado pelo ambiente de trabalho pode ser necessária.
Sou Psicóloga Clínica, atuando como Psicoterapeuta e Orientadora Profissional e de Carreira desde 1999, atualmente atend...
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A agressividade no trabalho pode estar relacionada tanto ao ambiente (tipo de relacionamento construído pelo grupo, estilo de gestão, contexto organizacional, momento pelo qual passa a empresa etc) quanto às características individuais de uma ou mais pessoas que convivem nesse ambiente, geralmente estando todos esses fatores associados.
O "tratamento" dependeria muito de um bom diagnóstico sobre o que está acontecendo, mas pode-se considerar que deverá incluir, essencialmente, uma intervenção no estilo e qualidade da comunicação entre os participantes do grupo, que abrangerá todos os envolvidos.
Muitas vezes tal diagnóstico e intervenção terá maior eficiência quando realizada por profissional externo ao contexto onde a situação acontece, portanto que garantida sua condição de imparcialidade e comprometimento com a tarefa de auxílio ao grupo como um todo.
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