PUBLICIDADE

Crianças e adolescentes sofrem com alterações na mandíbula

Problemas emocionais desenvolvem bruxismo e dor nas articulações

Dores de cabeça frequentes e ranger dos dentes à noite são sintomas que, quando relatados pelos filhos, devem ser investigados.

Pois, estudos relacionados à desordem ou disfunção temporomandibular (DTM) - termo coletivo que envolve vários problemas clínicos da musculatura da mastigação, da articulação temporomandibular (ATM) e das estruturas associadas ou ambas - mostram que a frequência é maior em crianças e adolescentes do que muitos pacientes e cirurgiões dentistas imaginavam.

A ATM é aquela situada entre a mandíbula e o crânio e é responsável pelos movimentos como mastigação e fala. Os principais sinais e sintomas desta alteração abrangem: dores de cabeça, face, pescoço e região dos ouvidos, ruídos articulares, como estalos ao abrir e/ou fechar a boca, apertamento dentário, bruxismo, entre outros.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

É muito frequente pacientes procurarem o consultório para tratamento ortodôntico com queixa de alguns destes sinais e sintomas, sendo a grande maioria deles, adultos.

Mas os jovens merecem atenção, pois já existem muitos relatos de pais que acordam durante a noite com o barulho produzido pelo ranger dos dentes dos seus filhos, que muitas vezes chegam ao dentista com seus dentes de leite desgastados por tal parafunção.

"Os sinais e sintomas da DTM em pacientes nesta faixa etária geralmente são leves e moderados".

Os sinais e sintomas da DTM em pacientes nesta faixa etária geralmente são leves e moderados. Embora a prevalência não seja tão alta quanto nos adultos, observou-se na literatura uma série de trabalhos sobre a incidência de sinais e sintomas da DTM em crianças e adolescentes, demonstrando que a mesma possui uma etiologia multifatorial, sendo a maloclusão, parafunções orais, estado emocional e trauma, alguns fatores que geralmente são de grande importância.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Emoção e problema

Não existe cura para esta disfunção, mas existem tratamentos para diminuição considerável dos sintomas, dentre eles, alguns aparelhos ortodônticos que servem para correção de dentes tortos, além de protegê-los dos pacientes agindo como uma placa de mordida.

A DTM tem fundo emocional e, nos dias de hoje, as crianças são cada vez mais exigidas, tendo mais atividades extracurriculares como natação, inglês, espanhol, piano, etc.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Esses fatores podem levar ao desenvolvimento do problema da articulação. Os conflitos familiares, como pais que estão se divorciando, também afetam as crianças fazendo-as alterar profundamente o emocional.

É necessário um tratamento multidisciplinar que envolve além da ortodontia, muitas vezes, homeopatia e até acompanhamento psicológico, para trabalhar a ansiedade.

Portanto, pais e dentistas devem dar grande atenção a pacientes crianças e adolescentes, por que já nesta fase podem desenvolver problemas articulares.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Então, para um correto diagnóstico e elaboração de um plano de tratamento na primeira consulta devem ser realizados uma anamnese muito bem feita, um cuidadoso exame clínico e uma minuciosa análise funcional da mordida.

Em casos específicos onde exista desconfiança de alterações na região da ATM, pode-se solicitar ao paciente exames complementares, como ressonância magnética e tomografia computadorizada da referida região.