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Dicas para evitar dores nas costas e nas articulações no inverno

Temperaturas baixas pioram as dores no corpo, mas com alguns truques é possível espantar esse incômodo

Já reparou que durante o inverno tudo dói mais? Basta ficar muito tempo sentado e depois tentar levantar que parece que o corpo ?desaprendeu? a ficar de pé e começa a doer as costas, os ombros, o ciático...

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Isso acontece porque, com as temperaturas mais baixas, o corpo passa por uma deficiência no suporte sanguíneo, gerando queda no metabolismo, encurtamento das fibras musculares, limitação articular e alterações biomecânicas e posturais, que dificultam certos movimentos do corpo. "Todos esses fatores são responsáveis pelo aumento de dores, principalmente nas regiões lombar e cervical", conta a fisioterapeuta Patrícia Prieto.

A lombar, inclusive, é a região do corpo mais afetada por esse problema. "As dores nessa região são o segundo maior motivo de falta no trabalho. Dores articulares, de artrites e artroses, também pioram muito no inverno por conta da rigidez articular", explica.

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Quem sofre mais com essas dores?

As dores podem acometer todo tipo de pessoa, porém, existem grupos mais suscetíveis a isso. Patrícia alerta para que pacientes com problemas nas articulações, como artrites e artroses, tomem cuidado redobrado, já que no inverno essas inflamações tendem a se agravar.

Além disso, pacientes em período pós-operatório ou com patologias nevrálgicas e pessoas que estiveram gripadas recentemente também podem sofrer com crises agudas de dores, já que a tosse e os resfriados exigem muito da musculatura da coluna.

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Como evitar as dores no inverno

A chave principal para afastar esses incômodos é manter-se ativo, mas sem exagerar na dose, caso contrário você estará aumentando o risco de uma lesão. "A prática de caminhadas, alongamentos e exercícios de baixo impacto são bons aliados para prevenir o aumento dessas dores", diz ela.

Também é importante, de acordo com Patrícia, fazer de tudo para manter o corpo bem aquecido, "principalmente nas extremidades, evitando ao máximo que o corpo sofra com as alterações climáticas e, consequentemente, posturais", completa. Aposte também nos banhos quentes, fuja dos golpes de ar frio e consuma alimentos que aquecem o organismo: pimenta, gengibre, canela, entre outros.

Já os tratamentos específicos para o problema envolvem terapias posturais, cinesioterapia, massagens e acupuntura com moxas e ventosas, que melhoram a circulação do sangue e aceleram o metabolismo.

E se a dor estiver muito forte?

Muitas pessoas acabam sofrendo com a dificuldade de realizar as atividades diárias comuns por causa das fortes dores. "Essas pessoas apresentam dificuldade para se deitar ou levantar, para andar e outras atividades simples, como entrar no carro ou se mover na cama", alerta a fisioterapeuta.

Por isso, é importante ficar atento aos sinais do corpo. "Um fator de extrema importância é o tratamento adequado para a primeira crise de dor na coluna. Isso porque, quando bem tratada, uma segunda crise demora mais tempo para ocorrer. Por outro lado, quando não tratado corretamente, esse problema pode ser agravado, fazendo com que uma segunda crise ocorra em um curto espaço de tempo e com dores ainda mais intensas", diz.

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A dor está muito intensa? "O indicado é que se procure por um médico para que o profissional examine o paciente e indique uma medicação adequada para o problema", conclui.