5 remédios caseiros para diarreia: veja o que funciona

Confira o que é eficaz e quais não possuem comprovação científica

A diarreia é um problema muito comum que costuma melhorar em pouco tempo. Porém, caso ela persistir por mais de dois dias e você começar a apresentar sinais de desidratação, é essencial procurar um clínico geral o mais rápido possível.

O tratamento para diarreia é geralmente feito em casa, por meio da ingestão de líquidos, a fim de evitar desidratação. Por isso, várias técnicas caseiras podem realmente ajudar no alívio rápido da doença e equilibrar a flora intestinal.

Sintomas da diarreia

Os principais sinais que caracterizam a diarreia são:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

De acordo com o gastroenterologista Marcos Belotto, é importante também manter uma dieta leve, incluindo alimentos que ajudem a melhorar os sintomas, e aguardar atento à evolução do quadro, pois, embora a grande maioria dos casos tenha uma melhora espontânea, em outros, é necessário um tratamento medicamentoso e até internação hospitalar.

Veja os remédios caseiros para diarreia que podem ser eficazes:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

1. Chá de camomila

A flor de camomila possui ação anti-inflamatória e antioxidante, servindo para o alívio de cólicas, inchaço e outros problemas.

"O chá de camomila, além de contribuir com o volume de líquido a ser reposto, ajuda a diminuir a frequência das evacuações, pois a camomila tem efeito antiespasmódico, diminuindo a contração intestinal", afirma Marcos.

2. Sopa de cenoura

Segundo o gastroenterologista, a cenoura cozida possui propriedades constipantes, ajudando a controlar a frequência das evacuações. Além disso, o caldo da sopa também ajuda na reposição de líquidos e sais minerais. Confira aqui uma receita de sopa de cenoura!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

3. Água de coco

A água de coco é uma bebida rica em vitaminas e minerais, que ajudam o corpo a funcionar com mais eficiência - o que é fundamental para evitar a desidratação.

"A água de coco é uma importante aliada no tratamento da diarreia, pois, além da reposição hídrica, ela restitui eletrólitos perdidos, como sódio, potássio e cloreto", afirma o especialista.

4. Alimentos ricos em fibras

De maneira geral, as fibras ajudam a regular o intestino. O gastroenterologista explica que em casos de diarreia, devem ser ingeridas fibras solúveis, como a aveia, que ajudam a compactar o bolo fecal. Além disso, é preciso evitar fibras insolúveis como o trigo, pois não possuem esse poder de compactar as fezes.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

5. Soro caseiro

O soro caseiro é muito indicado para paciente com diarreia, especialmente quando a pessoa não tem acesso a isotônicos e outros líquidos que ajudem a repor também os eletrólitos perdidos. Veja a seguir a receita de soro caseiro:

Pegue um litro de água filtrada ou fervida (mas já fria), adicione uma colher pequena (tipo de café) de sal e uma colher grande (tipo de sopa) de açúcar. Misture bem e beba aos poucos. O soro pode ser guardado por até 24 horas, desde que em um recipiente fechado e, de preferência, refrigerado. Depois deste período, ele deve ser descartado.

Remédios caseiros ineficazes contra diarreia

Além dessas opções, indicadas pelo especialistas, existe ainda uma série de remédios caseiros para diarreia ensinados entre as pessoas e até em sites na internet, como:

No entanto, nenhuma dessas técnicas é indicada pelo gastroenterologista Marcos Belotto por não terem nenhuma comprovação científica ou até por poderem piorar o quadro. Então, procure seguir apenas as orientações de um médico e não deixe de buscar atendimento em casos mais graves.

O que fazer em caso de diarreia

Cuidados nutricionais durante episódios de diarreia infantil

Dicas simples ajudam a parar a diarreia mais rápido