Dores na lombar? Pode ser a sua respiração

Veja outros benefícios da respiração profunda e como respirar corretamente

Com a correria do dia a dia e a vida agitada houve um aumento no índice de estresse, ansiedade, depressão, insônia e sedentarismo em todo o mundo. Como consequência vem as dores, principalmente as dores nas costas. Então você me pergunta o que a respiração tem a ver com isso? Tudo.

Todas essas condições vêm acompanhadas a uma respiração curta e superficial. Você já reparou que quando você está nervoso, preocupado, ansioso ou até mesmo com dor sua respiração muda? Ela torna-se curta e ofegante. A respiração curta é extremamente prejudicial para seu corpo e mente. Isso porque a oxigenação é indispensável para o bom funcionamento do seu organismo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Já a respiração profunda, feita com o diafragma, pode influenciar bastante na saúde. Esse músculo, que fica na fronteira entre o tórax e o abdômen, é o responsável pela respiração. Tanto que quando você respira direito, dá para perceber o movimento da barriga.

Mas não é só aí que este músculo atual. A respiração profunda pode contribuir para melhorar as dores de coluna, principalmente lombares, pois o diafragma tem um papel importante no controle da coluna, agindo como um estabilizador. Quando respiramos pelo diafragma, solicitamos não apenas o próprio músculo, mas também músculos abdominais, peitorais, da cabeça e ombros. Todos eles são de extrema importância para uma postura correta.

As principais causas de posturas incorretas e lombalgias (dores na região da coluna) são causadas pelo tônus diminuído do músculo diafragma. Ao inspirar devemos expandir a barriga, mas sempre mantendo uma tensão basal no diafragma e prestando atenção para não jogarmos as costas para trás.

A respiração correta traz inúmeros benefícios, como:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Quer aprender a respirar melhor?

Existem várias técnicas e atividades que tem como princípios a respiração profunda, por exemplo: yoga, meditação, pilates, tai chi, respiração calmante (adhama pranayama), respiração de limpeza (kapalabhati), e respiração quadrada (samavritti).

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Aqui vou dar um exemplo de como realizar exercício de respiração profunda:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Se você quiser adotar essa nova maneira de respirar para sua vida vale a pena levar em consideração:

Terapia com fisioterapeutas associam esse treino aos exercícios de fortalecimento dos músculos já citados e podem focar na reabilitação postural também. Terapia com fonoaudiólogo associam esse treino com exercícios de voz ou canto no caso de profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho.

Comece hoje mesmo a respirar corretamente e vivencie os benefícios dessa respiração. Afinal nunca é tarde para começar a olhar para si.

Fontes

Co-autoria: Dra. Thaís Bueno ? Fisioterapeuta da Clínica Saúde Porã, microfisioterapeuta e instrutora de Pilates