PUBLICIDADE

Remédios caseiros para hemorroidas: veja o que funciona

Confira o que é eficaz e outros cuidados para reduzir os sintomas

As hemorroidas são veias inchadas, inflamadas e dolorosas localizadas na parte inferior do reto ou do ânus. Sintomas como prurido, sangramento ou dor na região anal podem indicar a doença hemorroidária. Por isso, é preciso procurar ajuda médica aos primeiros sinais de hemorroida para que o tratamento seja feito da forma correta.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Normalmente, o tratamento é feito com medicamentos tópicos para o alívio dos sintomas das hemorroidas. Contudo, em casos mais graves pode ser necessário uma intervenção cirúrgica. "Apenas com a realização de exame proctológico feito por um coloproctologista é possível dar um diagnóstico preciso e qual o tratamento mais indicado", indica Maurício Matos, coloproctologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia.

Remédio caseiro para hemorroida funciona?

De acordo com o coloproctologista Henrique Perobelli Schleinstein, os tratamentos caseiros podem ser muito benefícios, desde que sejam indicados por um médico. No entanto, é preciso seguir o tratamento com o coloproctologista da prescrição até o desfecho final, isso porque muitas ervas e plantas podem desencadear eczemas e reações alérgicas cutâneas graves.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

As práticas caseiras para o tratamento das hemorroidas não possuem comprovação científica dentro da medicina, portanto embora contribuam para o alívio dos sintomas, é necessário aprovação do médico antes de usar.

Os remédios caseiros para hemorroida mais indicados popularmente e que ajudam a aliviar seus sintomas são:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Banho de assento com castanha da índia

Para ajudar na cicatrização e melhora dos sintomas, é possível fazer o banho de assento apenas com água morna. Contudo, algumas pessoas costumam colocar ervas e plantas para fazer o banho de assento, mas é necessário cuidado com reações alérgicas.

"Ingredientes como camomila, arnica ou castanha da índia podem ser utilizados, desde que o paciente não apresente alergia local", indica Henrique Schleinstein.

Pomada de hamamélis

Hamamélis é uma planta comumente usada na fabricação de remédios para a pele. Segundo Henrique, a utilização da planta contribui na microcirculação e melhoria do tônus vascular.

Consumir alimentos que evitam a prisão de ventre

De acordo com Maurício Matos, o uso de alimentos que tratam a prisão de ventre tem extrema importância no tratamento, pois, além de evitar crises, pela diminuição do trauma provocado pelas fezes, melhoram sintomas, tanto das crises de hemorroidas quanto aos provocados pela fissura anal, que é outra doença muito comum da região e com sintomas que se confundem com os de hemorroidas.

Compressa de chá de alecrim ou chá de camomila

Embora não existam comprovações no uso de ervas, em alguns casos é possível notar uma melhora no quadro devido as propriedades presentes nos produtos, como é o caso do alecrim e da camomila. "A compressa de chá de alecrim ou chá de camomila funcionam como anti-inflamatório local, diminuindo o edema e inchaço local", afirma o coloproctologista Henrique.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Babosa

Babosa é o nome popular da Aloe vera, planta que possui propriedades regeneradoras e funciona como um antioxidante natural. Além disso, a babosa apresenta uma importante ação antibactericida e anti-inflamatória.

No Brasil, seu uso tem autorização somente em produtos cosméticos e em medicamentos fitoterápicos de uso tópico com a função cicatrizante.

Pomada mirtilo

O mirtilo é uma das frutas frescas mais ricas em antioxidantes já estudadas. "Sua ação melhora a circulação local e facilita a absorção de coágulos na veia hemorroidária", considera Henrique Schleinstein.

Como cuidar da hemorroida?

Alguns cuidados para reduzir a coceira incluem:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Como evitar a hemorroida?

Algumas medidas podem ajudar na prevenção da quadro, como: