PUBLICIDADE

6 fatos sobre doenças reumáticas

O médico reumatologista é o profissional preparado para fazer o diagnóstico de problemas reumatológicos e indicar o melhor tratamento

Você sabia que existem mais de 120 tipos de doenças reumatológicas1? Pois é! Essa vasta gama de condições pode confundir muitas pessoas que apresentam o problema, mas é importante saber que há alguns sintomas principais que indicam que um médico reumatologista deve ser consultado2.

Veja abaixo alguns fatos sobre doenças reumáticas e não hesite em procurar um médico caso sinta necessidade.

1 - Há um grupo de doenças mais comuns

Embora a quantidade de doenças reumatológicas ultrapasse uma centena, algumas delas são mais prevalentes na população geral. É o caso de osteoartrite (artrose), fibromialgia, osteoporose, tendinites e bursites, gota, artrite reumatoide, febre reumática, artrite idiopática da infância e doenças que podem afetar a coluna vertebral2.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

É preciso procurar um médico para iniciar a investigação e o tratamento o quanto antes, já que esta atitude pode evitar o sofrimento com sintomas indesejados.

2 - O reumatologista é quem faz o diagnóstico

O reumatologista é o especialista mais indicado para fazer o diagnóstico de qualquer doença reumatológica e inflamatória. Isso porque ele carrega uma formação específica para identificar e entender os mais sutis sinais que a doença pode apresentar e também interpretar os mais diversos exames relacionados a essas condições3.

No entanto, muitos especialistas como o clínico geral e outros como o oftalmologista podem levantar suspeitas de uma doença reumática[4], solicitando exames iniciais e fazendo o encaminhamento para o reumatologista. Isso porque algumas doenças podem apresentar sintomas oculares, como a uveíte4.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

3 - Os sintomas podem variar

Enquanto algumas pessoas apresentam somente dor e inchaço nas juntas - sintomas clássicos da osteoartrite (artrose) e da artrite reumatoide, outras podem apresentar uma inflamação nos olhos e jamais imaginar que esta manifestação possa ser um dos sinais oftalmológicos das espondiloartropatias4 ou da própria artrite reumatoide5, por exemplo.

É por isso que é importante saber que os sinais e sintomas nem sempre podem se manifestar de uma só vez, e que é preciso sempre avisar o médico em caso de qualquer anormalidade, mesmo que ele pareça uma coisa simples ou banal para você.

Alguns sinais de alerta para doenças reumáticas, porém, incluem rigidez para se movimentar ou nas articulações logo ao acordar, diminuição da flexibilidade da coluna quando ao fazer uma atividade comum - como calçar os sapatos, limitação de movimentos ao pentear os cabelos, ao escovar os dentes e, sem dúvida, dor, calor e inchaço nas articulações2.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

4 - É possível tratar

Ficou no passado a época em que quem tinha alguma doença reumatológica estava fadado ao sofrimento. Atualmente, há diversos tratamentos medicamentosos e não medicamentosos - como exercícios físicos e fisioterapia - que podem ajudar a controlar as manifestações das doenças reumáticas2 e proporcionar qualidade de vida para quem tem de conviver com a condição.

O importante é sempre procurar um médico ao apresentar inchaço e dores nas juntas que perdurem por mais de seis semanas, além de vermelhidão ao redor das articulações e rigidez muscular, pois estes são os sinais clássicos de doenças reumáticas2.

5 - Há doenças reumáticas autoimunes

Há também uma parte de doenças reumatológicas que são consideradas autoimunes, quando o organismo - por alguma razão ainda desconhecida - passou a atacar o próprio corpo. As mais comuns são artrite reumatoide, artrite psoriásica e lúpus6.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Para as doenças reumáticas porém, também há tratamento, sendo que este deve ser indicado por um médico especialista, o reumatologista.

6 - Exercícios físicos são aliados do tratamento

Quando pensamos em dores nas juntas, rigidez muscular e vermelhidão ao redor das articulações, a primeira coisa que vem à cabeça é fazer repouso, não é? No entanto, embora o repouso seja necessário quando a doença estiver em atividade, é importante fazer atividade física diariamente - sem exagero - pois ela apresenta um papel protetor contra os sintomas das doenças reumáticas7.

Por isso, é sempre importante conversar com o reumatologista para receber a prescrição de quais exercícios físicos são os mais indicados, e praticá-los com regularidade.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Referências:

1 - Sociedade Brasileira de Reumatologia. 30/10 ? Dia Nacional de Alerta para Doenças Reumáticas (?Reumatismos?). Disponível em: https://www.reumatologia.org.br/noticias/30-10-dia-nacional-de-alerta-para-doencas-reumaticas-reumatismos/. Acesso em 02 de junho de 2020.

2 - Ministério da Saúde. Doenças reumáticas - doenças que podem atingir pessoas de todas as idades. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/folder/doencas_reumaticas.pdf. Acesso em 02 de junho de 2020.

3 - Sociedade Brasileira de Reumatologia. Home. Disponível em: https://www.reumatologia.org.br/. Acesso em 02 de junho de 2020.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

4 - Ivânio Alves Pereira. Envolvimento ocular nas doenças reumáticas. Revista Brasileira de Reumatologia. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0482-50042004000200010 Acesso em 02 de junho de 2020.

5 - Sociedade Brasileira de Reumatologia. Uveíte: doença ocular que pode estar associada a doenças reumáticas e é uma das principais causas de cegueira no mundo. Disponível em: https://www.reumatologia.org.br/noticias/uveite-doenca-ocular-que-pode-estar-associada-a-doencas-reumaticas-e-e-uma-das-principais-causas-de-cegueira-no-mundo/. Acesso em 02 de junho de 2020.

6 - Sociedade Catarinense de Reumatologia. Como nosso sistema imunológico participa das doenças autoimunes. Disponível em: https://screumatologia.com.br/como-nosso-sistema-imunologico-participa-das-doencas-autoimunes/. Acesso em 02 de junho de 2020.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

7 - Sociedade Brasileira de Reumatologia. Exercícios e Reumatismo. Disponível em: https://www.reumatologia.org.br/orientacoes-ao-paciente/exercicios-e-reumatismo/ Acesso em 02 de junho de 2020.