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6 formas de se relacionar bem com sua menstruação

Separamos dicas para te ajudar a encarar a menstruação com bons olhos e ainda lidar com incômodos desse período

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Tem muita mulher por aí que não gosta de ficar menstruada. Umas reclamam do sangue e do incômodo de usar certos absorventes, outras sofrem com cólicas e TPM (tensão pré-menstrual). Mas o período não precisa ser um tormento e nem deve ser encarado como algo ruim.

A menstruação pode ser recebida como uma forma de conexão com seu corpo e até o fechamento de um ciclo. Sem contar que há dicas e práticas que ajudam a aliviar os incômodos desses dias.

Que tal encarar o período menstrual com outros olhos? Veja 6 formas de se relacionar melhor com sua menstruação:

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1. Considere a menstruação como um momento de reflexão

O ciclo menstrual está intimamente ligado ao ciclo da vida. É graças a esse ciclo que a mulher é capaz de engravidar, por exemplo. Todo o mês o corpo se prepara para uma possível gestação e, quando ela não acontece, o útero descama e a mulher sangra.

A menstruação é algo fisiológico, mas também é encarado, em algumas culturas, como um momento de limpeza. Há quem acredite que com o sangue, a mulher libera também energias negativas e abre espaço para novas energias.

Que tal pensar nesse período como esse momento de renovação e buscar se reconectar com seu corpo? Ele faz parte desse ciclo da vida, de recomeços.

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2. Não se esqueça que ela passa em poucos dias

Se nada disso faz muito sentido para você, também não tem problema. Se você faz parte das mulheres que não gostam de menstruar, lembre que o período é curto, dura poucos dias.

O recado vale também para aquelas que sentem cólicas ou sofrem com a TPM. Calma, tudo isso vai passar em poucos dias.

3. Não fique sofrendo por aí

Entretanto, mesmo sendo poucos dias, não quer dizer que você precise sofrer todo mês. É comum ter cólicas e incômodos nesse período, mas há medicamentos e dicas que podem te ajudar a encarar melhor esses dias, e vamos falar disso daqui a pouco.

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Entretanto, se a cólica for intensa e até incapacitante, procure orientação médica. Fortes dores na região abdominal na menstruação é um dos sinais de endometriose, por exemplo, uma doença que atinge até cerca de 15% das mulheres em idade fértil.

4. Alimente-se bem

A alimentação é uma excelente aliada para combater os incômodos e trazer bem-estar no período menstrual. Sabe aquela dica das nossas avós, de tomar um cházinho para aliviar a cólica? Ela é muito bem-vinda aqui. Aposte em chás de camomila ou de menta bem quentinhos. Eles ajudam a relaxar e minimizar as dores.

Invista também em um cardápio variado e rico em nutrientes. Itens como cacau, cereais integrais, grãos e castanhas contribuem para a produção de serotonina e ajudam a amenizar sintomas físicos, como as dores, e a melhorar o humor.

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Por outro lado, evite gorduras em excesso. Alimentos como frituras, manteigas e carnes gordurosas são as principais responsáveis pela elevação dos níveis de estrógeno e, consequentemente, o aparecimento das cólicas. Fique longe também de bebidas com cafeína e alcoólicas.

5. Sinta-se bem com seu corpo

Para se sentir bem e confortável durante a menstruação, alguns produtos são aliados, como um absorvente que te deixe segura, e itens de higiene íntima.

A linha Antibacteriana & Defesas Naturais de Intimus conta com exclusiva tecnologia antibacteriana e pode ser usada na menstruação e nos outros dias do mês. Para o período menstrual há o Absorvente com Tecnologia Antibacteriana que previnem em 99% o crescimento de bactérias. E para incluir na rotina de cuidados com região íntima você pode optar pelo Sabonete Líquido Defesas Naturais, que é ginecologicamente e dermatologicamente testado e ajuda a prevenir as defesas naturais da região íntima por não interferir na flora vaginal.

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Ainda fazem da linha com Tecnologia Antibacteriana e Defesa Natural, protetores diários e lenços umedecidos. São diversos itens para te ajudar a cuidar da saúde íntima no período menstrual e todos os outros dias do mês.

6. Faça exercícios

Cólica e alguns incômodos ainda dão uma preguiça e uma vontade de passar o dia no sofá. Mas saiba que praticar exercícios no período menstrual é mais uma forma de aliviar tudo isso.

Fazer uma atividade física aumenta a dose de endorfina que circula no sangue, hormônio responsável pelas sensações de prazer e bem-estar. Para completar, ao praticar exercícios os vasos sanguíneos do colo do útero se dilatam, o que facilita a passagem do fluxo menstrual e, como consequência, diminui a cólica.

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