joyce perguntou:

Tenho cálculo renal nos dois rins uns de 4 milimetros no rim esquerdo e um coraliforme de 58 milimetros no rim direito o q faco?

  • Respondido em 27/06/2017
    Dr. Paulo Mazili Urologia - CRM 107740/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    cálculos renais menores até 4mm não necessitam de cirurgia ou qualquer procedimento, eles tem grande chance de serem eliminados na urina. O que pode se fazer é aumentar a quantidade de água que toma para acelerar a eliminação do cálculo.
    Já cálculos maiores que 5 ou 6mm necessitam de tratamento.
    Cada caso dever ser analisado individualmente para se tomar a melhora conduta, mas a grosso modo podemos dividir os calculo e seus tratamentos da seguinte forma, de acordo com a literatura atual.
    6 a 15mm - litotripsia extracorpórea por ondas de choque. Faz os calculos se fragmentarem dentro do rim e os fragmentos são eliminados na urina
    10 a 20mm - ureterorrenolitotripsia flexível a laser. Uma câmera bem fininha entra pelo canal da urina e sobe até o rim, onde com uso do laser os cálculos são fragmentados
    acima de 20mm - nefrolitotripsia percutânea. Por uma pequena incisão de 1cm na região lombar se introduz uma canula e posteriormente uma câmera, por onde se fragmenta e retira-se os cálculos maiores.

    Reforço que mais uma vez cada conduta deve ser individualizada e cada paciente deve ser avaliado por seu urologista para definir qual a melhor conduta a depender não só das dimensões do cálculo, mas também da sua composição e posição dentro do rim.

    PUBLICIDADE