messias perguntou:

O que causa a impotência sexual na mulher?

  • Respondido em 03/05/2017
    Alessandra Maria Esquillaro Psicologia - CRP 97347/SP
    Olá,

    Depende a que você está se referindo como impotência. Falta de lubrificação, dor, falta de desejo?
    Há inúmeros fatores para isso acontecer, desde alterações hormonais, idade, objetivos de vida, indecisão sexual, problemas de relacionamento, traumas etc..
    É importante buscar um psicólogo para conversar a respeito, este profissional irá auxiliar a compreender o que está acontecendo e poderá te orientar sobre qual é o melhor caminho a seguir.
    Boa sorte

    PUBLICIDADE
  • Respondido em 04/05/2017
    Dirk Belau Psicologia e Psicanálise - CRP 06/117170/SP
    Olá,

    talvez possa lhe ajudar lembrar que a nossa cultura, desde muitos séculos, quer a mulher impotente. A sexualidade da mulher ficou abordada como assunto e como um direito dela só na medida em que as relações sociais entre homens e mulheres estão se desenvolvendo na direção de uma maior igualdade. Mas muitíssimos aspetos da vida, tanto pública como familiar, ainda põem a mulher em geral no segundo plano e com menos direitos. Algumas mulheres são mais avançadas ou vivem em situações que mais as apoiam, outras ficam mais tímidas, com um desejo inconsciente de só servir e assim ganhar o reconhecimento na relação. Embora, potência sexual não se alcança só servindo, mas numa relação viva com o parceiro ou a parceira.

    O quadro cultural e social mencionado em muitas pessoas se reflete numa edução autoritária que utiliza a proibição sexual como alavanca eficaz para manter a criança dócil. Proibição sexual e abuso sexual (sexualização da criança para excitar os adultos) ambos podem ter como efeito que a pessoa adulta carece de acesso a sua própria sexualidade. Elas raramente se dão conta, pois não tiveram oportunidade para experimentar outra coisa.

    Superar estas limitações requer um trabalho profundo em cima do seu "arcabouço" psicológico. Ele se faz junto a um profissional de psicoterapia de diálogo, ou seja, humanista ou psicanalítico o semelhante.

    Visto o poder grande destes fatores

    PUBLICIDADE