CARLOS perguntou:

Como faço para paraR de fumar ?

  • Respondido em 05/10/2017
    Carlos César Petruy Psicologia - CRP 08/15211/PR
    Olá,

    Se realmente é seu desejo em deixar de fumar, considerando que o prazer ocasionado ao fumante seja menor que o DESPRAZER das causas de morte relacionadas ao tabaco, como as doenças cardiovasculares, o câncer de garganta e/ou pulmão, enfisema e bronquite crônica, ainda, expectativa de vida reduzida em cerca de 13 anos e sem contar o resquício de mal hálito ocasionado ao usuário, etc. .

    Um simples paliativo seria: sempre que vir a vontade de fumar ter por perto água gelada e tomar pequenos goles, evitar tomar café puro, caso aconteça, água gelada em seguida. Mas para isso precisa ter muita disciplina e determinação.Existem medicamentos, mas estes somente com orientação e prescrição médica.

    Uma pessoa da área da saúde também pode contribuir como rede de apoio e ofertar um tratamento condizente para cada caso em particular.

    Sugiro que busque ajuda de um profissional da saúde, um(a) psicólogo(a) poderá avaliar com mais profundidade a sua demanda para e direcionar para um melhor tratamento a fim de uma melhor qualidade de vida para o seu dia-a-dia.

    Psicólogo Carlos César

    PUBLICIDADE
  • Respondido em 09/10/2017
    Dirk Belau Psicologia e Psicanálise - CRP 06/117170/SP
    Olá,

    me desculpe, mas o fato de você fazer esta pergunta me parece significar que você não está decidido ou decidida ainda para parar. Os vícios não tem segredo nem ciência oculta. Para parar, você precisa querer parar. Nada mais nem menos. Com a droga não dá para negociar.

    Se você acha que depois de tomar a decisão você precisa se proteger contra a tentação, procure o contato com pessoas que estão na mesma situação. Por exemplo, pergunte se os alcoólicos anônimos no seu bairro (ou em outro) aceitam a sua participação.