1 pessoa perguntou:

O que caracteriza o vício em games?

  • Respondido em 30/01/2018
    Dr. Leonardo Maranhao Ayres Ferreira Psiquiatria - CRM 102366/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    O transtorno de games nada mais é do que o vício de jogar videogame ou jogos online por sucessivas horas ao longo do dia e por diversas semanas, deixando de lado atividades básicas do cotidiano - higiene pessoal, alimentação, horários, idas ao trabalho, perdendo o contato com familiares e amigos e deixando demais afazeres a despeito do mundo virtual. É aquela imagem clássica do adolescente que pede que os pais tragam sua comida ao quarto para que ele possa, mesmo enquanto come, ficar online.

    PUBLICIDADE
  • Respondido em 30/01/2018
    Dr. Hewdy Lobo Ribeiro Psiquiatria e Nutrologia - CRM 114681/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    A principal característica é a relação mal adaptativa do indivíduo com o game. O uso disfuncional de games se dá quando este produz consequências negativas significativas para a vida da pessoa, ou um sofrimento intenso em decorrência deste comportamento.

    Segundo a OMS, é um padrão do comportamento de jogar caracterizado por um prejuízo no controle de jogar; um aumento da prioridade de jogar sobre outras atividades, a ponto de jogar prevalecer sobre outros interesses e atividades diárias; e continuar ou aumentar a frequência do jogar apesar da ocorrência de consequências negativas.

    É muito importante não demonizar os games e nem estigmatizar as pessoas que jogam, pois este distúrbio ocorre com uma porcentagem mínima dos jogadores deste tipo de jogo, em torno de 1%, e os games não são inerentemente ruins. Há estudos inclusive demonstrando benefícios do uso de games, e games sendo utilizados em reabilitação neuropsicológica, e tem tratamentos psicoterápicos.

    PUBLICIDADE