1 pessoa perguntou:

Por que tenho pesadelos quando durmo de barriga para cima?

  • Respondido em 15/03/2018
    Dra. Samanta Dall´Agnese Otorrinolaringologia - CRM 137576/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    Nem sempre conseguimos identificar um fator, como a posição em que dormimos, que possa desencadear o aparecimento de pesadelos. Mas quando temos a consciência de que os pesadelos que estamos enfrentando ocorrem com determinada posição do corpo, em especial de barriga para cima, é provável que os pesadelos estejam relacionados a distúrbios da respiração durante o sono, como o ronco e a apneia do sono.  

    O ronco é um barulho emitido pela passagem do ar em áreas mais estreitas. Ele pode ocorrer por obstruções nasais, em pessoas que possuem rinite e desvio de septo por exemplo, e por obstruções mais inferiores, no nível da garganta. O ronco pode ser um sintoma inicial de um quadro mais grave que é a apneia do sono.

    A apneia obstrutiva do sono é a parada completa da respiração à noite. O bloqueio da passagem do ar leva a queda na concentração de oxigênio no sangue e retenção de gás carbônico, que estimula o cérebro a despertar para que o indivíduo respire novamente. É comum o paciente relatar uma sensação de sufocamento, com sentimentos ruins associados como o de morte iminente, logo antes de despertar. O despertar nesse caso é um mecanismo de proteção do cérebro frente ao quadro da apnéia.

    Na maioria dos indivíduos com apneia, acontece também um fenômeno chamado de hipopnéia. A hipopneia é uma obstrução não completa da respiração. Ela também pode gerar um despertar pelo mesmo mecanismo de proteção cerebral, mas o que o paciente nota mais são os roncos produzidos pelo fluxo estreito do ar na garganta. Assim como a apnéia, é importante o diagnóstico e correto tratamento pois a qualidade do sono da pessoa está em risco.

    PUBLICIDADE